Você está visualizando atualmente FALTA: Sangue tipo O-, O+ e A+ em escassez faz Hemosul abrir o dia todo
Todos os tipos sanguíneos são bem vindos para manutenção do estoque estratégico

FALTA: Sangue tipo O-, O+ e A+ em escassez faz Hemosul abrir o dia todo

Objetivo é repor os baixos estoques de sangue que continuam em situação de alerta

O Hemosul Coordenador de Campo Grande vai atender em período integral, das 7h às 17h neste sábado (18). O objetivo é repor os baixos estoques de sangue dos tipos O-, O+ e A+ que continuam em situação de alerta. 

É importante lembrar que todos os tipos sanguíneos são bem vindos para manutenção do estoque estratégico, pois o Hemosul atende unidades hospitalares públicas e particulares de todo Estado. 

Medidas de biossegurança

Além da pandemia, o tempo seco aumenta as doenças respiratórias, deixando o doador inapto enquanto doente. Assim, outro ponto que vale observação são as vacinas contra Covid-19, que deixa os doadores inaptos à doação por um determinado período: Coronavac são 48h e Astrazeneca, Pfizer e Janssen um intervalo de 7 dias. 

Portanto, vale destacar que a instituição está tomando todas as medidas de biossegurança para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

Requisitos básicos para doação de sangue

  • Ter entre 16 a 69 anos.
  • Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.
  • Pesar 55kg ou mais.

Tempo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Entretanto, mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Estar bem alimentado e bem alimentado

Outras dúvidas podem ser esclarecidas, desse modo, através do site www.hemosul.ms.gov.br ou mesmo nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms. 

Hemosul Coordenador

Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304

Cep.: 79004-310

Campo Grande-MS

Campanha de doação de sangue

Com a redução de doações, geralmente causada nesse período de tempo seco por causa de doenças respiratórias que afastam os doadores, os hemocentros intensificam as campanhas em busca de pessoas dispostas a doarem sangue, com apelos na mídia e até iniciativas individuais.

Homens do BPChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque) foram até o Hemosul de Campo Grande realizar doações, na tarde de ontem (15) e ajudaram a reposição parcial do estoque local, responsável por até 60% da coleta do Estado.