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Com o sucesso da IA, muitas ferramentas de marketing passaram a incorporar essa tecnologia e ser uma mão na roda para os profissionais

Veja 4 ferramentas de IA para além do ChatGPT

Recomendação de seis plataformas para quem trabalha com marketing

Com o sucesso da inteligência artificial, muitas ferramentas de marketing passaram a incorporar essa tecnologia em suas funções para tornar processos mais otimizados. E isso pode ser, entretanto, uma mão na roda para os profissionais.

Interpretar dados, criar conteúdos e gerenciar campanhas são tarefas recorrentes na rotina dos profissionais de marketing. No entanto, essas atividades com frequência demandam mais tempo do que o disponível – o que faz com que as ações operacionais recebam mais atenção e as estratégicas fiquem em segundo plano. Mas esse problema está com os dias contados.

“A integração da IA nas estratégias de marketing está pois proporcionando benefícios substanciais para as empresas e profissionais”, afirma Miguel Lannes Fernandes, coordenador do MBA em IA para Negócios da Faculdade EXAME. Segundo ele, é possível fazer análises preditivas do comportamento, melhorar a experiência do cliente e produzir conteúdos mais relevantes.

Miguel acredita que o futuro da IA aplicada ao marketing deve ser promissor nos próximos anos. “Será revolucionário e vai transformar fundamentalmente a maneira como as empresas se conectam com seus clientes”, diz ele.

De olho nisso, o especialista recomendou pois quatro ferramentas que utilizam IA e são indispensáveis para quem trabalha com marketing. Confira.

 

Ferramentas de IA para todo profissional de marketing

Salesforce Einstein

Assim sendo, essa é uma ferramenta projetada para fornecer insights preditivos e recomendações automáticas. Ela utiliza aprendizado de máquina, análise de dados e inteligência artificial para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e eficazes. “São fundamentais para gerenciar relacionamentos com clientes de forma inteligente e personalizada”, garante Miguel.

Veja, abaixo, algumas das funcionalidades principais do Salesforce Einstein.

  • Criar previsões personalizadas e recomendações com cliques;
  • Incorporar insights preditivos em qualquer registro ou aplicativo;
  • Operacionalizar a IA em todos os processos de negócios.

 

IBM Watson

Desenvolvida, contudo pelo IBM, essa ferramenta é capaz de fazer análises preditivas de mercado e comportamentos do consumidor com precisão. Isso porque a plataforma é capaz de entender, raciocinar e aprender a partir de grandes volumes de dados. Contudo, para profissionais de marketing, pode ser útil para entender informações sobre clientes. Bem como, avaliar o desempenho de campanhas e até mesmo analisar comentários e feedbacks em redes sociais.

 

Chatbots avançados

Chatbots avançados são, no entanto, sistemas de inteligência artificial projetados para realizar interações com outros usuários – o mais conhecido deles é o ChatGPT. Para profissionais de marketing, essas ferramentas podem ser úteis de várias formas. “São cruciais para melhorar o atendimento ao cliente e a interação em tempo real”, exemplifica Miguel.

Mas eles vão além. Também pode ajudar a automatizar a geração de leads, personalizar a experiência do cliente. E aina mais, melhorar a eficiência das campanhas e o engajamento com a audiência. Veja, abaixo, algumas opções de chatbots avançados para utilizar.

  • ChatGPT;
  • Google Bard;
  • Microsoft Copilot;
  • Replika;
  • Cleverbot;
  • Drift.

Jasper

“Plataformas de criação de conteúdo assistidas por IA, como o Jasper, estão, no entanto, revolucionando a produção de materiais de marketing”, diz Miguel. Ele explica, todavia, que essa ferramenta pode ser utilizada para gerar textos criativos. Como por exemplo, posts para redes sociais, artigos de blog, descrições de produtos e campanhas publicitárias. E outra boa notícia é que a plataforma consegue se adaptar ao tom e estilo do conteúdo específicos de cada marca.

Destrave aula gratuita sobre IA aplicada ao marketing

Assim sendo, de olho nos profissionais que desejam entender como aplicar inteligência artificial no contexto do marketing digital, a EXAME apresenta a aula “IA no Marketing Digital”.

Apresentado por Miguel Lannes Fernandes, o Chief A.I. Officer da EXAME, o conteúdo promete pois revelar como algoritmos e machine learning podem ser integrados para otimizar campanhas. E além disso, personalizar experiências de cliente e prever tendências de mercado.

Veja o que a aula ensina:

  • As melhores ferramentas de IA para marketing
  • O guia prático para utilizá-las
  • Os resultados que você pode alcançar

 

Fonte: Exame