Assistência Técnica e Gerencial alavancam produção e fortalecem união familiar em Rochedo
Na Fazenda Baía Verde, localizada em Rochedo, o lema “Família que trabalha junto, cresce junto” reflete a realidade de Nivaldo Bileco, sua esposa Micheli Santos e suas filhas que transforma fazenda de bovinos em potência ovinocultura.
Com o atendimento e suporte do Senar/MS, a propriedade, anteriormente focada na bovinocultura, se transformou em uma potência na ovinocultura. A história foi divulgada pelo canal #TransformandoVidas do Serviço Nacional no YouTube.
“Iniciamos com algumas ovelhas mais para despesa familiar, para final de ano, final de semana. No decorrer disso, percebemos que a demanda começou a exigir mais de todos. Foi então que enxergamos um bom mercado, um leque aberto para explorar mais para negócio,” comenta Nivaldo.
A transformação da fazenda, que antes tinha os bovinos como foco principal, para um empreendimento de sucesso na criação de ovinos, contou com a essencial Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. “Era uma atividade que ficava no fundo da invernada e o Senar transformou tudo em uma realidade; uma fonte de renda,” destaca o produtor.
Fazenda bovinos potência ovinocultura
Motivados pela necessidade de capacitação, Nivaldo e Micheli buscaram diversos cursos oferecidos pelo Senar/MS, com destaque para a área da ovinocultura. “Tanto eu quanto minha esposa fizemos vários cursos e um deles foi na área da ovinocultura. A gente começou a alavancar nesse mercado,” explica.
O aprendizado proporcionado pelo Senar/MS abrangeu manejo, cuidados sanitários, controle de verminoses e manejo de ovinos jovens, facilitando significativamente o trato diário com os animais. “O Senar/MS nos orientou bastante no manejo e no cuidado com a sanidade dos animais. Também sobre verminoses e o manejo de ovinos pequeninos. Facilitou muito no trato com esses pequenos animais,” comenta Micheli Santos.
Além do progresso técnico, a união familiar se fortaleceu ainda mais com o trabalho conjunto na fazenda. “Estamos sempre juntos, todos os dias. Meu marido não precisa sair para trabalhar, porque nós dois trabalhamos juntos aqui,” diz a produtora.
Nivaldo complementa, enfatizando a importância de crescer e aprender em família: “é muito gratificante como pai ver os filhos crescendo com a gente, sabendo o que deve ou não fazer. Hoje, as nossas filhas têm capacidade de tocar e gerenciar o que for preciso dentro da atividade rural. Elas são capazes disso.”
Pensando no futuro, Nivaldo destaca a busca constante por conhecimento como um objetivo contínuo: “A gente tem que pensar sempre, cada dia melhor, em buscar conhecimento para conseguir alcançar vários objetivos na nossa vida. Esse é nosso foco, nosso objetivo, buscar cada vez mais conhecimento.”
Fonte: capitalnews