Moradores estão assustados e capital já registra diversos acidentes de trânsito e destelhamentos: veja vídeos e fotos
O dia “virou noite” com a chegada de uma tempestade de poeira em Campo Grande nesta sexta-feira (15). A nuvem de poeira chegou à capital de Mato Grosso do Sul por volta das 14h50, horário local, e já deixa estragos pela cidade.
Com o vendaval, moradores ficaram assustados com a tempestade, acidentes de trânsito e destelhamentos já foram registrados por toda a cidade. Os Bombeiros, Defesa Civil e as forças de segurança já estão nas ruas.
A meteorologia indica que os ventos tenham chegado a, no mínimo, 90 km/h. O número específico é computado pelos aparelhos.
Nas redes sociais, moradores de Campo Grande relatam a mudança repentina no dia e a “mudança para a noite” e tempestade de poeira.
Algumas pessoas relataram a perda no acesso a rede de telefonia. Ao final do dia e enquanto a tempestade durar serão feitos os rescaldos da tempestade pelos bombeiros, defesa civil e polícias que registrarão e passarão os detalhamento das ocorrências ao final do dia.
Haboob, o fenômeno climático das tempestades de poeira. Segundo metereologistas, essa tempestade de poeira é um fenômeno chamado de “haboob”. Entenda como se formam as tempestades gigantes de poeira, fenômeno que atingiu Campo Grande (MS) e o interior paulista.
O Haboob, a tempestade de poeira campo grande
As tempestades de areia dos últimos dias são raras no Brasil, mas muito comuns em outras regiões do mundo, onde são conhecidas como haboob. Eles são causados por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo muito seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação seca. O Haboob é comum em regiões áridas do planeta.
Haboob, ou habub, em árabe significa “destruidor” ou “que vagueia”. Trata-se de um tipo de tempestade intensa de areia levada por uma corrente atmosférica. Os haboobs frequentemente ocorrem em regiões áridas em todo mundo.
O fenômeno meteorológico registrado no estado é o mesmo visto no interior de São Paulo, nos últimos dias.