Geração Z está optando por não postar mais no feed das redes sociais, o contrário que as plataformas de comunicação pedem, entenda o porquê desse comportamento
Você já reparou que as pessoas da geração Z não postam mais no feed das redes sociais? O movimento vai na direção contrária do que pede essas plataformas. O ‘feed zero’ é uma tendência entre os mais jovens, mas tem motivo.
Entenda o que é feed zero?
É uma prática adotada pela geração Z, que são as pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Essas pessoas mantém o perfil nas redes sociais, principalmente o Instagram, sem nenhuma postagem pública.
Para isso, apagam, arquivam ou simplesmente não posta mais. É como se fosse uma aversão às redes sociais. Bem diferente dos Millenials, geração anterior (1980-1996), que cresceram documentando suas vidas nas redes.
Em vez disso, os genZ, como são são chamados as pessoas dessa geração, escolhem levar uma vida mais low profile ou apenas com mensagens privadas e stories temporários. Além disso, usam muitos os perfis alternativos, como o ‘dix’, ‘daily’ ou o close friends.
Por que a Geração Z não posta mais nas redes sociais?
Um dos principais motivos é a preocupação que essa geração tem com a imagem e com a perfeição nas fotos. Além disso, gostam de deixar menos pegadas digitais.
Segundo o estudo MonitoringtheFuture, os jovens são muito vulneráveis à opinião alheia, atribuindo ao outro o poder de aceitação – 47% dos jovens tomam atitudes sempre pensando no que os outros pensam e embora existam barreiras para a autoaceitação, há uma dificuldade para os jovens se declararem com baixa autoestima (37%).
Há ainda outros pontos como cansaço da superexposição das redes, a necessidade de validação de terceiros e a preguiça de editar fotos, pensar em legendas e aguardar por curtidas e comentários.
Redes sociais para entretenimento
Além disso, os jovens estão encontrando um outro uso para as redes sociais que é de apenas assistir. Em vez de interação, preferem acompanhar a vida de influenciadores e canais de entretenimento, em vez de se conectar com amigos ou familiares.
O próprio Instagram também informou, através de seu head Adam Mosseri, que as áreas do app que mais cresceram são as DMs (mensagens diretas) e os stories, com o feed sendo preterido.
Fonte: nsc total