O festival Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024
O anúncio de nomes do sertanejo no Rock in Rio 2024 chamou a atenção dos fãs do maior festival do país, no início desta semana. Ana Castela, Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e Simone Mendes foram confirmados no lineup do Dia Brasil.
Além do gênero que se destaca nas principais paradas de sucesso, artistas de samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional subirão ao palco no dia 21 de setembro, data escolhida para concentrar apenas artistas nacionais.
Mas, afinal, por que o sertanejo e os artistas que o representa têm ganhado cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro?
Marcelo de Assis, jornalista e pesquisador musical desde 1984, aponta a popularidade crescente dos hits e dos artistas nas plataformas e redes digitais para justificar a presença da Ana Castela, por exemplo, na Cidade do Rock.
Marcelo ressalta que, desde o início do Rock in Rio, há discussões em torno da programação. “A discussão sobre artistas que não são do gênero rock fazerem parte de seu lineup é bem antiga. Para ser mais preciso, desde a primeira edição do festival, em 1985”, recorda.
“Até hoje, muitos dizem que ‘naquela época havia apenas artistas de rock’, mas se esquecem que The Go-Go’s e B-52’s eram grandes expoentes do pop e estavam na Cidade do Rock, além de outros artistas icônicos da MPB, como Ivan Lins e Elba Ramalho. E não eram rock”, disse.
“Se analisarmos o que está acontecendo atualmente, a entrada de artistas sertanejos é natural se o nosso olhar estiver focado em um fato determinante: mercado”, avalia ele, que chama a atenção, por exemplo, para o fato de a “música sertaneja impulsionar o mercado musical brasileiro na atualidade”.
Plataformas digitais
De acordo com ele, os milhões de plays nas plataformas digitais se tornam interessantes aos olhos de empresários que investem em grandes festivais como o Rock in Rio. “E isso tende a crescer”, opina.
De fato, Ana Castela, por exemplo, acumula cerca de 17 milhões de ouvintes mensais no Spotify, principal plataforma de áudio. Além disso, a Boiadeira se mantém há 30 semanas como a artista mais ouvida do país na lista Artistas 25 da Billboard Brasil.
Já Luan Santana, coleciona hits atemporais ao longo da carreira, mesclando o sertanejo com o gênero pop. A cantora Simone Mendes, também confirmada no evento, é um dos nomes consolidados que representam o chamado “feminejo”.
Assim, representando a velha guarda do ritmo, Chitãozinho & Xororó também estreará no maior festival do país depois de completarem 50 anos de carreira.
O festival Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024. Entre as apresentações deste ano, já estão confirmados nomes nacionais, como Luísa Sonza e Dennis. Além de internacionais, como Katy Perry, Mariah Carey, Cindy Lauper, Travis Scott, Ed Sheeren e Akon.
Fonte: economiaempauta, cnn, radioculturafm