No momento, você está visualizando Embrapa Territorial lança curso gratuito de logística agropecuária
Embrapa Territorial lançou curso gratuito de logística agropecuária com 16 horas de duração e emissão de certificado. Foto: Freepik

Embrapa Territorial lança curso gratuito de logística agropecuária

A plataforma EAD e-Campo, da Embrapa, está oferecendo um curso gratuito sobre Logística Agropecuária, voltado a profissionais, estudantes, gestores públicos e produtores rurais

A plataforma de educação a distância da Embrapa, o e-Campo, agora oferece um curso sobre Logística Agropecuária. Ele é voltado a profissionais, estudantes, gestores públicos e produtores rurais interessados em compreender como os fluxos de produção, processamento e exportação influenciam a competitividade do agronegócio brasileiro.

Gratuita e com 16 horas de duração e emissão de certificado, a capacitação foi produzida pela Embrapa Territorial, que desenvolve estudos na área e, desde 2018, provê uma plataforma de dados sobre o tema. Sobretudo, o lançamento do curso marca o aniversário de um ano da segunda versão dessa ferramenta, que integra o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária (SITE-MLog).

Ao longo das videoaulas, os participantes aprendem a usar os painéis interativos do SITE-MLog para identificar a concentração espacial das principais culturas, mapear armazéns e unidades de beneficiamento, analisar rotas de escoamento de grãos e compreender a influência dos portos na captação de cargas. Além de tratar da logística de produtos agropecuários depois de deixar o campo, o curso também aborda a demanda e a oferta de insumos que precisam chegar aos sítios e fazendas. Desse modo, a plataforma de dados de logística da Embrapa apresenta estimativas da demanda de nutrientes e corretivos para a agricultura e aborda fontes nacionais para o suprimento desses insumos.

 Entender os dados

Mais do que ensinar como utilizar os recursos do sistema para gerar análises, o curso explica os conceitos por trás das informações. Para apresentar dados em séries históricas de mais de 30 anos e em categorizações relevantes, a equipe de desenvolvimento do SITE-MLog teve um grande trabalho de processamento dos dados. “A grande contribuição do curso é explicar para o usuário final da ferramenta o que de fato ele está vendo nos mapas e nos gráficos. É mostrar a distância que existe entre os dados originais e o processamento todo que a gente faz para chegar aos painéis de informações”, diz a pesquisadora Jaudete Daltio, da Embrapa Territorial.

Um dos conceitos apresentados, o das bacias logísticas, é próprio do SITE-MLog. Ele representa, contudo, um conjunto de microrregiões em que o embarque de grãos rumo ao mercado internacional ocorre preferencialmente pelo mesmo porto. Isso permite visualizar oportunidades de melhoria nos fluxos de cargas e, a partir disso, pensar em investimentos.

Outro conceito abordado é o da inteligência territorial estratégica, aplicado pela Embrapa Territorial para a compreensão de diferentes temas, inclusive o da logística agropecuária. “Essa abordagem permite entender as questões da logística agropecuária para além do traçado das vias de escoamento. A dinâmica territorial é muito mais complexa e precisa ser compreendida para a tomada de decisões”, avalia o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti.

Tema estratégico

A logística é reconhecidamente um dos gargalos para a competitividade dos produtos brasileiros. Em especial os do agronegócio, que têm um dos maiores pesos na balança comercial. As exportações agropecuárias atingiram US$ 164,4 bilhões em 2024, o que equivale a 49% do total das exportações brasileiras. As cadeias da soja, carnes e cana-de-açúcar superam 60% desse volume, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Além desses três produtos, o SITE-MLog traz dados sobre algodão, café, laranja, madeira para papel e celulose e milho. O curso da Embrapa Territorial foi produzido por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de áreas como Agronomia, Ciência de Dados e Geografia. Para a coordenadora da capacitação, a pesquisadora Cristina Criscuolo, a iniciativa “pode contribuir como ferramenta estratégica para a tomada de decisão em estudos logísticos e para a formulação de políticas públicas”.

Clique aqui para se inscrever no curso.

Serviço:

Logística agropecuária com o uso de uma plataforma de dados territoriais

Onde: online, pelo e-Campo
Quando: oferta contínua
Gratuito, com certificado

Conteúdo

  • Módulo I – Introdução e apresentação do SITE da Macrologística
  • Módulo II – Cenários da Produção Agropecuária
  • Módulo III – Rede de Armazenamento e Beneficiamento
  • Módulo IV – Cenários da Exportação Agropecuária
  • Módulo V – Bacias Logísticas
  • Módulo VI – Nutrientes para a agricultura: fontes nacionais

Fonte: Embrapa