O objetivo é oferecer às crianças entretenimento e atividades lúdicas nas férias
O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza neste mês de janeiro uma programação bem caprichada para a garotada poder aproveitar melhor as férias, serão quatro dias de filmes no “Cine MIS de Férias”, do dia 20 ao dia 30, sempre às segundas e sextas-feiras, às 14 horas.
Sendo assim, o objetivo é oferecer às crianças entretenimento e atividades lúdicas nas férias. Aliás, pais e responsáveis também estão convidados para participarem das sessões gratuitas oferecidas nesta programação.
Confira a programação de filmes no MIS:
Dia 20, sexta-feira
- Coraline e o mundo secreto – Direção: Henri Selick – 2009 – Animação, Drama, Família (1h 40min) – Livre
Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo.
Dia 23, segunda-feira
- Minhocas – Direção: Paolo Conti – 2013 – Animação, Aventura, Família (82min) – Livre
Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Assim, disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira. Assim, longe de casa e em um ambiente hostil, eles acabam encontrando o vilão Big Wig (Daniel Boaventura), um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.
Dia 27, sexta-feira
- Caçadores de dragões – Direção: Arthur Qwak, Guillaume Ivernel – 2008 – Comédia, fantasia, Família, Aventura, Animação (82min) – Livre
A jovem Zoe (Marie Drion) é sobrinha de um famoso guerreiro aposentado. A menina acredita que seu destino é enfrentar dragões, mas seu tio (Philippe Nahon) não gosta muito da ideia. Um dia, ela se perde na floresta e inesperadamente encontra Gwizdo (Patrick Timsit) e Lian-Chu (Vincent Lindon), dois caçadores amadores (e para lá de atrapalhados). Assim, o trio acaba enfrentando o gigantesco desafio de suas vidas: caçar o dragão mais poderoso de todos os tempos e impedir que a Terra seja destruida.
Dia 30, segunda-feira
Programação especial com curta produzidos em Mato Grosso do Sul
- A princesa pantaneira – Direção: Tina Xavier Filha – Animação – (9min) 2012– Livre
Camuela recebeu dos bichos do pantanal o apelido de Princesa Pantaneira. Um dia, ao ouvir um grito apavorante, Camuela arruma a maleta com sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz com pequi, tereré e uma poção de guavira e parte para a aventura mais importante da sua vida.
- Mariquinha no mundo da imaginação – Direção: Tina Xavier Filha – Animação (10 min) 2019 – Livre
O filme conta a história de Mariquinha, uma menina sapeca que brinca no seu quintal que é maior do que o mundo e, ao ler as poesias de Manoel de Barros, vai para o mundo da imaginação. Portanto, lá encontra seu amigo Nardo e o poeta.
- Ser criança em Campo Grande – Direção: Tina Xavier Filha – Animação -.(5min 55seg) 2011- Livre
Duas crianças contam seu dia vivido na capital do Mato Grosso do Sul. Imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia. Além disso, elas declaram o seu amor pela cidade.
- Abayoni – Direção: Sheila Azevedo – Documentário (9min) 2021- Livre
A importância do reconhecimento da ancestralidade e da representatividade que as crianças negras precisam para construir sua identidade de maneira positiva
- O menino que engoliu o sol – Direção: Patrícia Alves Dias – Experimental (7min) 2019 – Livre
Manoel era um pouco Menino, um pouco Pássaro. Quando o dia acordava, ele pulava do Ninho direto para o Quintal. Nesta manhã, ele brincou de aguar o Rio com a Latinha furada. No Rio, comprido e sem fim, morava o Amigo Peixe-cachorro. Assim, o Menino que era cheio de invencionices para o dia não dormir, naquela tarde, quis “des-por” o Sol com uma linha do horizonte feita da teia da Aranha. Mas era hora de entrar, de comer e de dormir. E a Avó fez ternura.
- As invenções de Akins – Direção: Ulísver Silva – Infantil, Família 2018 (32min) – Livre
Akins é um menino que adora construir seus próprios brinquedos. Logo depois de ver um programa de TV, resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Porém o que parecia ser apenas uma brincadeira, se torna um grande desafio para sua autoestima.
O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, Campo Grande-MS. Mais informações pelo telefone: (67) 3316-9178.
Fonte: fundaçãodecultura/ms