Você está visualizando atualmente Eduardo Riedel e embaixador do Japão se encontram em MS
Eles trataram de relações comerciais, convênios e intercâmbios com o embaixador do Japão no encontro em MS.

Eduardo Riedel e embaixador do Japão se encontram em MS

Eles trataram de relações comerciais, convênios e intercâmbios

O governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), recebeu neste sábado (19), em Campo Grande, o embaixador do país asiático no Brasil, Teiji Hayashi para tratar de de temas como rota bioceânica e convênios de cooperação, entre o Estado de MS e o Japão.

“Temos potencial de estreitar a relação em pontos importantes, com intercâmbio cultural, de pessoas, de tecnologia, de convênios, e em diversas áreas”, afirmou Riedel ao embaixador.

Por isso, o governador eleito, que estava acompanhado da esposa, futura primeira-dama de MS, Mônica Riedel, apresentou ao embaixador números e dados que apontam crescimento econômico e industrial de Mato Grosso do Sul, colocando o Estado como referência no país e atraindo atenção de investidores estrangeiros.

Teiji Hayashi destacou a importância da enorme colônia japonesa no Estado, e frisou que pretende ampliar interações entre Mato Grosso do Sul e seu país, bem como ampliar as relações comerciais.

Sendo assim, o embaixador citou possibilidade de resgatar um convênio entre o Estado e a província de Okinawa, no Japão, em MS por meio de um projeto em parceria com a Embrapa.

Riedel e Hayashi também trataram sobre a rota bioceânica, que pode encurtar em 7 dias a viagem de navio até o Japão, aumentando a competitividade e alavancando exportações brasileiras para o país asiático, e favorecendo também a importação de produtos japoneses.

Seminário no Bioparque do Pantanal

O embaixador do Japão participou da inauguração de reforma da escola Visconde de Cairu em MS. Posteriormente, encontrou-se com o governador Reinaldo Azambuja e com a prefeita Adriane Lopes no Bioparque do Pantanal, onde participou do ‘Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos’. O evento foi promovido pela Associação Nipo Brasileira e visa intensificar o intercâmbio econômico, cultural e científico entre Mato Grosso do Sul e Japão.

O embaixador destacou a parceria e amizade entre os dois países e afirmou que há possibilidade de ampliar as relações comerciais com o Estado. “Há uma longa história de cooperação com Mato Grosso do Sul, particularmente no setor agrícola. Estou buscando um maior desenvolvimento das relações em áreas como a agricultura de precisão e a soja comestível”, disse.

“Japão e Brasil tem uma parceria global estratégica. Mas, temos várias relações, uma longa história em vários setores: política, economia, cultura, tecnologia. Então, temos mais de 2 milhões de imigrantes e descendentes no Brasil e 200 mil brasileiros que trabalham e estudam no Japão. Temos laços muito fortes”, acrescentou.

Contudo, além de Teiji Hayashi, seminário também contou com a presença de Masayuki Eguchi, representante chefe no Brasil da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Festival do Japão

Às 20h de hoje, Teiji Hayashi estará presente na abertura oficial do Festival do Japão em Campo Grande.

O festival de cultura japonesa é promovido pela AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira) de Campo Grande, que oferece ao público extensa programação com shows musicais, atrações culturais, workshops e atividades para todas as idades.

Dessa forma, a expectativa é receber ao menos 50 mil pessoas na 2ª edição do Festival do Japão MS, ocupando 60 mil m² de área do clube de campo da associação.

Fonte: diplomaciabusiness