Financiamento climático segue como impasse em última semana da COP30
Na última semana da COP 30, o modelo de financiamento climático ainda gera impasses nas negociações. O tema levanta divergências entre países ricos e em desenvolvimento.
Na última semana da COP 30, o modelo de financiamento climático ainda gera impasses nas negociações. O tema levanta divergências entre países ricos e em desenvolvimento.
A Câmara dos Deputados aprovou (18), por 370 votos a 110, o chamado Projeto Antifacção, que cria regras e um novo marco legal para o enfrentamento de organizações criminosas.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça o Projeto de Lei Antifacção, que endurece penas e cria novas tipificações para combater organizações criminosas. O presidente Hugo Motta aposta na aprovação, apesar de pontos ainda em negociação. O relator Guilherme Derrite já apresentou quatro versões do texto, que inclui penas mais altas, novas infrações e criação de um banco nacional de dados sobre crime organizado.
A agenda da semana em Brasília deve ser marcada por novas oitivas em duas CPIs do Senado juntamente com novas discussões a respeito do projeto que endurece o combate às facções criminosas, cuja votação está prevista para a próxima terça-feira (18).
O Senado aprovou 12, o projeto de lei que proíbe descontos relativos a mensalidades associativas nos benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto também acaba com a possibilidade de antecipação.
O governo aprovou o aumento do teto do imóvel do Minha Casa, Minha Vida para até R$ 275 mil, beneficiando famílias de baixa renda e adequando o programa ao custo atual da construção civil.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, vão se reunir nesta quinta-feira (13), às 17h, em Washington, para tratar da redução do tarifaço de 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros.
O primeiro dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a convenção de clima das Nações Unidas, terminou com a entrega de 111 relatório de metas climáticas, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs na sigla em inglês), informou (10) a diretora executiva da COP30, Ana Toni.
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), mostra que a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a oscilar negativamente após meses de estabilidade. Segundo o levantamento, 50% dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto 47% aprovam a gestão petista. Outros 3% não souberam ou não responderam.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta do plenário desta terça-feira (11) o projeto do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado. A matéria tem como base " PL Antificação" enviado pelo Executivo ao Congresso, mas a nomeação de Guilherme Derrite (PP-SP) à relatoria tem agregado contornos que desagradam à base do governo Lula (PT).