No momento, você está visualizando Prefeitura prepara pontos de apoio para IPTU Digital a partir de janeiro de 2026
Dourados terá rede de apoio para IPTU Digital. Objetivo é atender contribuintes que não tiverem acesso aos meios eletrônicos Foto: PM Dourados

Prefeitura prepara pontos de apoio para IPTU Digital a partir de janeiro de 2026

Dourados terá rede de apoio para IPTU Digital

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), está preparando uma rede integrada de pontos de apoio para o IPTU digital. O objetivo é atender os contribuintes que não tiverem acesso aos meios eletrônicos para pagamento do IPTU 2026. O imposto será totalmente digital a partir do ano que vem.

Além disso, Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil e Centros de Referência em Assistência Social participarão da ação. O Centro Administrativo Municipal, a Central de Atendimento ao Cidadão, o Poupa Tempo e outros locais estrategicamente escolhidos também vão imprimir os boletos. Assim, será possível facilitar a vida das pessoas.

O IPTU Digital é uma ferramenta inovadora que vai gerar praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia para os cofres públicos. Por meio do site oficial da prefeitura, das redes eletrônicas de apopio e da assistente virtual “Doura”, a população contará com os serviços na palma da mão a partir de janeiro de 2026.

O carnê do IPTU não chegará mais na casa do contribuinte, mas ninguém ficará sem atendimento

“Nossa equipe está trabalhando para colocar cerca de 30 pontos de apoio em funcionamento. Neles, servidores municipais estarão ligados ao sistema da Secretaria Municipal de Fazenda. Assim, poderão imprimir os boletos de pagamento já com o código QR, para que a pessoa consiga pagar através do PIX”, explica a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio.

A descentralização levará o atendimento também aos distritos de Dourados. Além disso, envolverá a instalação de postos de suporte no Shopping Avenida Center, na Câmara de Vereadores, na Central de Atendimento ao Cidadão, na Prefeitura e no PoupaTempo Dourados. O público também será atendido pelos canais online, como a Unidade de Cobrança, pelos telefones 2222-1921 e 98163-0490 (WhatsApp), e pelo e-mail cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br.

A Unidade de Atendimento atenderá pelo telefone 2222-1939 e pelo e-mail iptu@dourados.ms.gov.br. Além disso, o Atendente Virtual DOURA, cujo número ainda está em desenvolvimento, e o site da Prefeitura de Dourados, www.dourados.ms.gov.br, também estarão disponíveis na opção IPTU.

A secretária Suelen Nunes Venâncio ressalta que a decisão de lançar o IPTU Digital foi motivada após levantamento realizado pela equipe técnica. Conforme ela, o estudo identificou gasto de aproximadamente R$ 4 milhões nos últimos quatro anos apenas com a impressão dos carnês e o envio pelos Correios.

Além disso, constatou-se que 60% dos contribuintes já realizavam o pagamento via PIX, diretamente pelo site da Prefeitura, sem utilizar o boleto físico. Os Correios devolviam 10% dos carnês por causa de problemas de endereço ou de entrega.

A praticidade do IPTU Digital também é uma das vantagens para o cidadão

“A iniciativa vai substituir os carnês impressos por acesso prático e online às guias de pagamento. Com isso, haverá economia aos cofres públicos. Além disso, a medida promoverá sustentabilidade e facilitará o acesso dos contribuintes aos diversos serviços”, explicou Suelen Nunes.

“Perseguir a economia dos recursos municipais para investir em melhores serviços à população é determinação do prefeito Marçal Filho. Com essa medida, vamos deixar de gastar com impressão e postagem”, ressaltou.

Fonte: PM Dourados