48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal masculino adulto – Divisão Especial de 25 a 31/7 traz 10 equipes do Brasil
A cidade de Dourados vai sediar a 48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal masculino adulto – Divisão Especial de 25 a 31/7. Dos 10 participantes, cinco disputam a atual edição da Liga Nacional de Futsal. Primeiramente, disputarão o Juventude AG ( Dourados – MS), Minas Tênis Clube (MG), Joinville Esporte Clube (SC), Associação Desportiva e Cultural de Cascavel (PR) e o atual campeão da LNF, a Associação Desportiva Brasil Futuro.
Mato Grosso do Sul ainda terá outro representante na elite da Taça Brasil. O Buybet Futsal, equipe formada na capital, participa do torneio nacional por meio de parceria firmada com a Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (Apaefs), de Dourados (MS), atual campeã estadual.
Dessa forma, a competição vale vaga para a Supercopa do Brasil, torneio que reúne também os campeões da LNF e da Copa do Brasil, além de assegurar ao campeão lugar na Libertadores. “Com esse grande evento que é a Taça Brasil, reunindo jogadores de alto nível e equipes de ponta, as atenções de todos os amantes do futsal estarão voltadas para Mato Grosso do Sul”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Composição dos grupos
O grupo A é composto por Minas Tênis Clube, Apaefs/Buybet, Magnus Futsal, Passo Fundo Futsal e Portuguesa. Já o B tem Juventude AG, Cascavel Futsal, Joinville, Abílio Nery e Unidos do Cruzeiro. A Apaefs/Buybet Futsal vai jogar primeiro. Mas não se esqueça, a estreia será diante do Minas (25/7) às 17 horas. Na sequência, o Juventude AG encara a Adecca/Cascavel.
Vale lembrar que as partidas terão transmissão ao vivo pela CBFS TV pela plataforma streaming da TV NSports. Os torcedores também poderão acompanhar as partidas gratuitamente em transmissões ao vivo pelo canal oficial do Juventude AG no YouTube.
Formato de disputa
Na 48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal masculino de Dourados, os times enfrentam-se em jogo único dentro dos grupos. Assim, os dois primeiros colocados de cada avançam para as semifinais, com o primeiro do grupo A enfrentando o segundo do grupo B e o primeiro do grupo B encarando o segundo do grupo A.
A edição 2020 da Divisão Especial da Taça foi disputada em fevereiro deste ano em Tubarão (SC), devido a consecutivos adiamentos por conta da pandemia da Covid-19. O título ficou com o Minas Tênis Clube (MG), que venceu o Foz Cataratas (PR) na final. O Juventude AG foi um dos semifinalistas, sendo eliminado pela equipe paranaense.
Todos os jogadores, membros da comissão técnica, arbitragem e demais envolvidos na competição serão submetidos a testes para Covid-19. O evento em Dourados não será aberto ao público, mesmo assim, medidas sanitárias serão seguidas à risca pela organização. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) é um dos principais apoiadores da Taça Brasil, Divisão Especial 2021.