No momento, você está visualizando Dourados recebe Prêmio Cetran-MS de Educação e Segurança no Trânsito
Dourados recebe Prêmio Cetran-MS de Segurança e Educação para o Trânsito. Premiação ocorreu (5), na Academia de Polícia Civil (Acadepol) Foto: PM Dourados

Dourados recebe Prêmio Cetran-MS de Educação e Segurança no Trânsito

Dourados recebe Prêmio Cetran-MS

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Escola Pública de Trânsito (EPT) Prefeito José Elias Moreira, foi contemplada com o Prêmio Ranking 5 estrelas, concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS). A premiação ocorreu (5), na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Campo Grande, durante cerimônia de entrega do Prêmio Segurança e Educação para o Trânsito, promovido pelo Cetran-MS e representa um marco que reforça o compromisso do município com a educação, a organização e a segurança no trânsito.

A avaliação do Conselho Estadual de Trânsito leva em conta diversos indicadores, como programas de educação para o trânsito, estratégias de fiscalização, regulamentação municipal, ações de prevenção de acidentes e fortalecimento das políticas públicas voltadas à mobilidade segura, sinalização viária, entre outros pontos avaliados. A certificação também evidencia a importância das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, como campanhas educativas, ações do Maio Amarelo, fiscalização orientativa, capacitações e parcerias com instituições públicas e privadas.

Para a diretora-presidente da Agetran, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, o reconhecimento é importante. Não apenas evidencia o trabalho sério e contínuo realizado em Dourados. Mas também mostra que o município cumpriu todos os requisitos. Ou seja, executou todas as ações propostas. Primordialmente, as ações foram do Cetran-MS e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A diretora cita o comprometimento da administração municipal com um trânsito seguro, humano e eficiente. “O troféu é simbólico e premia o trabalho realizado diariamente por toda a equipe”, considera Rosana, mencionando que foram diversas as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano, envolvendo educação, fiscalização, campanhas e projetos voltados à preservação da vida. “Dourados segue avançando e fortalecendo ações que salvam vidas e constroem um trânsito mais seguro e humano”, enfatiza.

Prêmio Cetran

O XIII Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito reafirmou o protagonismo dos municípios na construção de um trânsito mais seguro. O prêmio reconheceu iniciativas desenvolvidas em escolas, vias públicas, instituições, indústrias e comunidades, fortalecendo a cultura da prevenção e o compromisso de “Salvar Vidas”.

A presidente do Cetran-MS, Regina Duarte, enfatizou a importância desse trabalho. “Hoje é dia de festa. Dia de parabenizar e agradecer a vocês, que fazem com que o Cetran de Mato Grosso do Sul seja destaque a nível nacional”, destacou.

“O trabalho que apresentamos em Brasília é resultado de cada um de vocês”, completou. Em outras palavras, vocês executam ações de gestão e educação para o trânsito. Entretanto, isso ocorre mesmo com dificuldades. Também depende da sensibilidade dos prefeitos.

Segundo Regina Duarte, “essas ações levaram à diminuição sensível de mortes e lesões no trânsito conforme as diretrizes do governador Eduardo Riedel e do vice-governador Barbosinha”.

Por sua vez, o vice-governador Barbosinha destacou o cenário consolidado pelo Estado. A princípio, “o resultado do trabalho coletivo desenvolvido ao longo de 2025 é notável. Isto é, pelo Cetran e pelo Detran. Principalmente, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro com 100% dos municípios integrados ao SNT. Isso ocorre desde agosto de 2023. Além disso, o Detran local é o mais tecnológico do Brasil”, argumentou. “Somos referência para outros estados que vêm até nós para ver o que está dando certo”, enfatizou.

A solenidade também marcou o encerramento das capacitações dos cursos de Legislação de Trânsito e Educação para o Trânsito, que qualificaram centenas de agentes, educadores e servidores municipais ao longo do ano, reforçando a política estadual de mobilidade segura.

Fonte: PM Dourados