Documento desenvolvido pela Seplan está disponível gratuitamente no site da prefeitura
A Prefeitura de Dourados, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), lançou a Cartilha para Calçadas Acessíveis. O documento orienta sobre como adaptar as calçadas da cidade para tornar o acesso mais fácil a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Contudo, a cartilha está disponível no site da prefeitura e tem como público-alvo a população em geral, com foco especial nos profissionais de engenharia e arquitetura que atuam no município.
O principal objetivo da cartilha de Dourados é promover a construção e manutenção de calçadas seguras e acessíveis, contribuindo para um ambiente urbano mais inclusivo. Contudo, segundo o secretário da Seplan, Lauro Maymone, o material educativo também é uma ferramenta importante para conscientizar a população sobre a importância de uma cidade acessível, que atenda às necessidades de todos os seus cidadãos, independentemente de suas limitações físicas.
“A acessibilidade nas calçadas traz impactos diretos na qualidade de vida de muitos grupos, especialmente pessoas com deficiência, idosos e crianças. Entre os principais benefícios, estão a inclusão social e a maior autonomia para pessoas com mobilidade reduzida. Que poderão se locomover com mais segurança pelas vias públicas de Dourados. Outro ponto importante é a redução de acidentes, como quedas e tropeços, que são comuns em calçadas mal conservadas”, disse.
Além da segurança, a cartilha também reforça a importância da padronização das calçadas para melhorar a mobilidade urbana. “Calçadas acessíveis beneficiam não apenas as pessoas com deficiência, mas também pais com carrinhos de bebê, ciclistas, e outros pedestres que utilizam as vias da cidade diariamente. A valorização do espaço público, com calçadas bem cuidadas, torna a cidade mais atraente e acolhedora para seus habitantes”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
A cartilha alerta sobre questões práticas e destaca o cumprimento das normas
Além de orientar sobre questões práticas, a cartilha destaca a importância do cumprimento das normas de acessibilidade vigentes. Contudo, garantindo que sejam respeitados os direitos das pessoas com deficiência. Por fim, a iniciativa busca promover transformação social, criando uma cidade mais acessível e inclusiva para todos.
Em conclusão, o documento está disponível no site da Prefeitura de Dourados.
Fonte: Prefeitura de Dourados