Previna-se dos riscos de contaminação
A Nutricionista Cris Perroni reforça importância da alimentação e hidratação no verão e lista fontes de betacaroteno e licopeno. Por isso, altas temperaturas aumentam risco de contaminação, mas prevenção é simples.
No verão, com as altas temperaturas, é importante a preocupação com a qualidade dos alimentos, além da maior perda de líquidos pelo suor e os riscos de contaminação. Assim, vamos dar algumas dicas para você manter a sua saúde em dia neste período de maior calor.
As altas temperaturas aceleram a deterioração dos alimentos e favorecem a multiplicação de microrganismos causadores de doenças. Reforce a atenção ao preparo e armazenamento dos alimentos. Evite, sobretudo, preparações com molho, cremosas, fora de refrigeração ou em exposição ao sol/calor (por exemplo, espetinhos de queijo coalho e camarão).
Fique atento à procedência dos alimentos, assim como a validade. Nesse sentido, há outras dicas que também podem lhe ajudar.
Alimentação no verão
- Mantenha os alimentos perecíveis acondicionados na geladeira;
- Tome cuidado com a higiene das mãos e utensílios da cozinha;
- Descongele alimentos dentro da geladeira ou no microondas;
- Para frutas e verduras: lave em água corrente, assim como, deixe de molho em solução de hipoclorito (ex: 1 col. sopa de água sanitária por litro) por 20 minutos.
Alguns dos sintomas mais frequentes da contaminação alimentar são diarreia, vômitos, náuseas e dores abdominais.
Atenção à qualidade dos alimentos
- Evite alimentos de difícil digestão e ricos em gorduras, como fritos e cremosos;
- Dê preferência para preparações mais leves, assadas, cozidas, grelhadas ou preparadas em air fryer;
- Utilize frutas como sobremesa por exemplo;
- Aliás, ocupe metade do seu prato de verduras e legumes.
Hidratação é vida
Assim, para definir a ingestão adequada de água, você pode usar uma calculadora. O ideal é que você beba, no cotidiano, de 35 a 40ml de água por kg de peso. Exemplo: uma pessoa de 70kg deve beber entre 2,45l e 2,8l.
Na prática esportiva, siga essas dicas:
- 2 horas antes do exercício: 3ml a 5ml de água por kg de peso;
- Durante o exercício: 400ml a 800ml de água;
- Após o exercício: reponha 150% do peso/líquido perdido. Se pese antes de iniciar o exercício e logo após (ex.: se reduziu 500g, reponha 750ml)
Para manter o bronze
Aliás, uma forma de garantir a manutenção do bronzeado e a proteção da pele é consumir alimentos que são fontes de betacaroteno e licopeno. São frutas, legumes e verduras nas cores roxas, vermelhas e alaranjadas como por exemplo: melancia, ameixa, jabuticabas. Assim como, uvas, berries, morango, mamão, amora, tomate e cenoura.
Fontes: circulosaude, grsa