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52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data do dia das crianças

Dia das Crianças deve movimentar R$ 135 milhões na economia de MS

Dados são resulado de uma pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS 

Dia das Crianças comemorado em 12 de outubro deve movimentar R$ 135,25 milhões em Mato Grosso do Sul. Ou melhor, R$ 103,28 milhões em presentes e R$ 31,74 milhões em comemorações. Os dados são resulado de uma pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), integrante do Sistema Comércio, em parceria com o Sebrae do Estado.

“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam. É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, diz o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.

Movimentação 11% menor que no ano passado para o Dia das Crianças

A economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que, se por um lado a data deve trazer movimentação 11% menor que no ano passado. Inclusive com a redução do valor médio do presente. Caindo, portanto, de R$ 142,48 para R$ 131,43. Precisa-se, dessa maneira, observar que as pessoas estão mais dispostas a gastar com a comemoração.

“O investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, enquanto no ano passado eram R$ 88,08”. Ainda assim, o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%. As comemorações devem, portanto, ser em casa  para 47% dos entrevistados, 16% falam em brincadeiras com as crianças, 10% vão para restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio.

Atividade preferida dos pequenos

Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data. Dentre os que estão de fora, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear.

Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores e as roupas, escolha de 30,98%. O videogame e celular respondem por 44% e assistir filmes e séries outros 30%.