Dados são resulado de uma pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS
Dia das Crianças comemorado em 12 de outubro deve movimentar R$ 135,25 milhões em Mato Grosso do Sul. Ou melhor, R$ 103,28 milhões em presentes e R$ 31,74 milhões em comemorações. Os dados são resulado de uma pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), integrante do Sistema Comércio, em parceria com o Sebrae do Estado.
“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam. É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, diz o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.
Movimentação 11% menor que no ano passado para o Dia das Crianças
A economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que, se por um lado a data deve trazer movimentação 11% menor que no ano passado. Inclusive com a redução do valor médio do presente. Caindo, portanto, de R$ 142,48 para R$ 131,43. Precisa-se, dessa maneira, observar que as pessoas estão mais dispostas a gastar com a comemoração.
“O investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, enquanto no ano passado eram R$ 88,08”. Ainda assim, o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%. As comemorações devem, portanto, ser em casa para 47% dos entrevistados, 16% falam em brincadeiras com as crianças, 10% vão para restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio.
Atividade preferida dos pequenos
Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data. Dentre os que estão de fora, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear.
Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores e as roupas, escolha de 30,98%. O videogame e celular respondem por 44% e assistir filmes e séries outros 30%.