Um feed principal exibirá artigos populares de grandes organizações de mídia até blogueiros menores
Mais de quatro anos depois que os fundadores do Instagram deixaram a empresa, eles estão de volta com um novo aplicativo de notícias.
Kevin Systrom e Mike Krieger anunciaram nesta terça-feira (31) o lançamento do Artifact, um aplicativo que promete “um feed de notícias personalizado” alimentado por inteligência artificial.
Em uma postagem no Instagram, Krieger disse que ele e Systrom “trabalham com uma equipe talentosa” há mais de um ano para lançar o serviço. “Estamos gradualmente deixando as pessoas entrarem à medida que aumentamos”, escreveu Krieger. Uma lista de espera para participar foi aberta ao público na terça-feira.
Ao contrário do Instagram, o aplicativo é mais focado em artigos do que em fotos. Assim, o Artifact recomendará conteúdo com base em interesses e permitirá a discussão com amigos, de acordo com a Platformer, que foi a primeira a relatar o lançamento.
Além disso, um feed principal exibirá artigos populares de grandes organizações de mídia até blogueiros menores, e o feed de um usuário ficará mais personalizado com base no que ele clicar.
O lançamento do aplicativo de notícias
O lançamento ocorre em um momento de atividade renovada no mundo da mídia social. Após a turbulência e a incerteza no Twitter sob o novo proprietário Elon Musk, vários serviços mais recentes encontraram força, ajudando os usuários a obter notícias e atualizações pessoais em um feed. Enquanto isso, a rápida ascensão do TikTok continua a levar vários aplicativos, incluindo o Instagram, a copiar seus recursos.
Platformer descreveu Artifact como “TikTok para texto” e possivelmente “até mesmo um ataque surpresa no Twitter”.
Logo depois de lançar o Instagram juntos em 2010, Systrom e Krieger venderam o aplicativo para a Meta por US $ 1 bilhão em 2012. A dupla deixou o Instagram em 2018, com relatos na época sugerindo que a saída foi devido a tensões com o CEO Mark Zuckerberg sobre a direção do aplicativo e um desejo de incorporá-lo ainda mais no Facebook.
“Uma das principais características do Instagram tem sido sua independência e singularidade do Facebook. Os fundadores guardaram isso de perto”, disse Debra Aho Williamson, principal analista da eMarketer, na época.
Desde então, Systrom e Krieger criaram um empreendimento focado em aplicativos sociais do futuro, de acordo com a Platformer. Artefato é o primeiro produto desse empreendimento.
Fonte: CNN