Selecionamos 12 pratos que você pode encontrar em restaurantes típicos aqui no Brasil, ou se arriscar na cozinha e fazer em casa
Conhecida ultimamente pela contratação de jogadores de futebol famosos como Cristiano Ronaldo, Neymar e Malcom, uma modalidade muito popular na Arábia Saudita, outra particularidade da região é amplamente divulgada em todo o mundo: os pratos árabes.
Assim, a culinária da região se compõe com base em especiarias, muito pimentão, cebola, tomate, pepino, grão-de-bico, hortelã e limão. Aliás, ali é também bastante consumida a carne de cordeiro, que geralmente misturada à carne bovina para compor as receitas.
Selecionamos uma lista de 12 pratos que você pode encontrar em restaurantes típicos aqui no Brasil, ou se arriscar na cozinha e fazer em casa. Veja as quais são eles:
1. Babaganoush
Trata-se de uma pastinha de berinjela que se une ao tahine, ao limão e hortelã para ser degustada como entrada nas refeições junto com o pão árabe. Assim refrescante, é um excelente tira-gosto para os dias mais quentes.
2. Falafel
São bolinhos feitos de grão-de-bico processado com alho, hortelã e cenoura. Logo depois de feita a massa, você modela os bolinhos e leva ao forno, pincelando azeite para dar aquela crocância que todo mundo gosta.
3. Kafta
Muito popular no Brasil, a kafta é feita de carne moída, hortelã, e especiarias como a pimenta síria, que dão o toque especial ao prato. Aliás, ela pode fazer no espeto, mas também rechear sanduíches conhecidos como kebab.
4. Fatouche
Nesta salada feita à base de pão libanês torradinho, você junta legumes como pepino, rabanete e tomate, temperando com limão e zaatar, especiaria típica da região árabe que é utilizada em vários tipos de preparo.
5. Tabule
Também no ramo das saladas, o tabule talvez seja a mais popular da cozinha árabe. Seu preparo consiste em unir o trigo para kibe com cebola, tomate e pepino. Além disso, a receita também tem toque de limão e hortelã na finalização.
6. Shawarma
Este tipo de preparação trata-se de fatias bem finas de cordeiro, frango ou carne bovina, normalmente servida dentro do pão sírio com legumes, homus e molho de alho. Assim no Brasil, em algumas regiões, onde se tem o costume de colocar batata frita dentro do sanduíche.
7. Arroz de lentilha com cebola frita
Este acompanhamento tradicional na culinária árabe facilmente caiu no gosto dos brasileiros. Trata-se de um arroz feito com o mesmo cozimento da água usada para preparar a lentilha. Portanto, uma explosão de sabores.
8. Kibe cru
Esta receita pode consumir crua, assada, ou até mesmo frita. Aliás, trata-se da carne bem moída unida a temperos tradicionais da gastronomia árabe, como alho, hortelã, limão e salsinha. Quem dá a liga é a farinha para kibe, que vai dar o toque final ao prato.
9. Coalhada seca
A receita desta pastinha servida como entrada ou molho é muito simples de fazer, pois leva apenas dois ingredientes. Porém, o preparo exige uma certa técnica e paciência, pois ela precisa descansar por mais de 10 horas para chegar à consistência desejada.
10. Esfiha
Talvez o prato mais popular de todos no Brasil, a esfiha é uma massa muito fácil de praparar com o recheio de carne. Por aqui, pode encontrar vários sabores da esfiha e até existem rodízios com a iguaria.
11. Homus tahine
Mais uma pastinha árabe de sucesso, o homus tahine feito com grão-de-bico cozido e moído no liquidificador. Logo depois deste processo, ele se une a temperos para degustar com pães e torradas. Fácil de fazer e delicioso para servir!
12. Pão sírio
Diferentemente do pão convencional, o pão sírio tem o formato arredondado e fino. Aliás, conhecido como pão árabe, ou pão folha, no preparo ele leva apenas farinha de trigo, açúcar, sal, fermento biológico seco, água morna e azeite!
Fonte: globo