Microempresas e micro empreendedores individuais enfrentam uma série de questões
Uma das maiores dificuldades para quem quer abrir uma empresa “de bairro” é sobreviver financeiramente. Isso porque, microempresas e micro empreendedores individuais enfrentam uma série de questões.
A primeira delas não é nem de ordem econômica, tenha vista que conseguir empréstimos e financiamentos não é tão difícil.
As grandes dificuldades de negócios pequenos e novos tais como lojas, restaurantes quiosques de comércio é a fixação de um público consumidor.
Além disso, existe a parte de divulgação e comunicação institucionais, e isso não é tão simples, quanto influenciadores podem fazer parecer e vale dizer, influenciadores, muitas vezes, são agenciados.
1. Considere uma franquia
Abrir uma franquia pode ser uma opção, se você quer gerenciar um negócio, mas não sabe por onde começar.
Grandes marcas e redes costumam ter programas de treinamento de franqueados, além de oferecerem suporte técnico, e cederem o material necessário para a loja associada poder começar.
2. Analise a concorrência
Ter concorrência é essencial. Ser totalmente inovador em algum produto é extremamente difícil, porque quase sempre, se tem quem queira comprar, haverá quem esteja vendendo.
Logo, você terá concorrentes, mas isso é bom. Por quê? Porque sem a concorrência, você não iria inovar e se destacar.
3. Contrate uma equipe de marketing
Ter uma equipe de marketing, ainda que seja apenas para uma série de postagens em redes sociais, é vital. Uma agencia de marketing de qualidade fará uma pesquisa de mercado, e prestará consultoria, a fim de que você aprimore seu negócio.
Confiar nas suas habilidades com redes sociais ou campanhas “boca a boca”, provavelmente não funcionará, ao menos que você conheça as teorias de vendas, por de trás dessas estratégias.
Mas no caso de você não conhecer, as chances de você ter perdas econômicas maiores do que ganhos é enorme. Então, já considere esse investimento, para que você tenha um bom retorno.
4. Crie uma rede de clientes fieis
A fidelização de clientes passa por diversas estratégias, que vão da publicidade direcionada a programas de pontos e cashback, e podem incluir promoções exclusivas (descontos de aniversário, por exemplo) e mailing físico e digital.
Um cliente fiel, além de tornar um consumidor frequente, pode se tornar um divulgador de sua marca, por meio de ações de engajamento, tais como publicações em redes sociais, e resenhas positivas em sites de busca.
Então, tenha um canal de comunicação institucional consolidado e ativo.
Fonte: pensarcursos