Você está visualizando atualmente Como o Japão quer substituir os caminhões com rodovia exclusiva para cápsulas autônomas
Governo do Japão está com um projeto de substituir os caminhões, por cápsulas autônomas, em rodovia exclusiva. Foto: Reprodução/Pixabay/

Como o Japão quer substituir os caminhões com rodovia exclusiva para cápsulas autônomas

Envelhecimento da população gera falta de caminhoneiros e o país tenta buscar soluções

Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um projeto inovador baseado em uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas transportando mercadorias. Essa ideia, que delineamos há alguns meses, ganhou mais detalhes e está mais clara agora.

Além do potencial de revolucionar a logística local, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas enfrentam desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas. Contudo, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) japonês prevê que, até 2030, o país sofrerá um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.

Crise faz Japão planejar rodovias de cápsulas autônomas para substituir caminhões

Um sistema repleto de tecnologias autônomas

Na rodovia, as cápsulas de carga autônomas poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional, usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais, e até em estruturas subterrâneas. No entanto, sistemas automatizados carregarão e descarregarão mercadorias nos depósitos ao longo da rota, com o auxílio de empilhadeiras autônomas e drones.

As cápsulas ajustarão o tempo de chegada em pontos estratégicos da rodovia, otimizando o fluxo e a distribuição de mercadorias sem a necessidade de grandes armazéns. Contudo, uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.

Segundo o governo do Japão, as cápsulas autônomas, que serão projetas para estarem presentes na rodovia exclusiva, terão 1,1 m de largura

As cápsulas autônomas carregarão paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, além de embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17.000 pessoas por dia.

Portanto, o primeiro passo será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka. No entanto, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. Contudo, o governo do Japão já iniciou a busca por empresas privadas interessadas em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.

Fontes: forum, olhar digital, terra, correio braziliense – Imagem: Desenho ilustrativo