Envelhecimento da população gera falta de caminhoneiros e o país tenta buscar soluções
Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um projeto inovador baseado em uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas transportando mercadorias. Essa ideia, que delineamos há alguns meses, ganhou mais detalhes e está mais clara agora.
Além do potencial de revolucionar a logística local, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas enfrentam desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas. Contudo, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) japonês prevê que, até 2030, o país sofrerá um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.
Um sistema repleto de tecnologias autônomas
Na rodovia, as cápsulas de carga autônomas poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional, usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais, e até em estruturas subterrâneas. No entanto, sistemas automatizados carregarão e descarregarão mercadorias nos depósitos ao longo da rota, com o auxílio de empilhadeiras autônomas e drones.
As cápsulas ajustarão o tempo de chegada em pontos estratégicos da rodovia, otimizando o fluxo e a distribuição de mercadorias sem a necessidade de grandes armazéns. Contudo, uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.
Segundo o governo do Japão, as cápsulas autônomas, que serão projetas para estarem presentes na rodovia exclusiva, terão 1,1 m de largura
As cápsulas autônomas carregarão paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, além de embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17.000 pessoas por dia.
Portanto, o primeiro passo será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka. No entanto, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. Contudo, o governo do Japão já iniciou a busca por empresas privadas interessadas em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.
Fontes: forum, olhar digital, terra, correio braziliense – Imagem: Desenho ilustrativo