Objetivo da parceria
A expectativa, contudo, é que a parceria aumente a participação do Mercado Livre em segmentos como eletrônicos e utensílios no Brasil. Ao mesmo tempo que impulsiona as vendas da Casas Bahia, disseram executivos das empresas à Reuters.
Detalhes financeiros não divulgados
Contudo, os detalhes financeiros e as projeções de vendas da parceria não foram divulgados.
Sinergia entre as empresas
“Vejo uma sinergia muito grande nesse movimento”, disse o vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes. “A Casas Bahia tem uma liderança e uma escala enorme em eletrodomésticos, em eletrônicos e móveis.”
Logística dos pedidos
A ideia é que a Casas Bahia faça a maior parte da logística dos pedidos – ainda que isso vá depender do produto e da localização -, já que a empresa possui maior experiência no transporte de produtos de grande porte, como TVs e geladeiras, do que o Mercado Livre, disseram os executivos.
Desafios do Mercado Livre em eletrônicos
O Mercado Livre tornou-se nos últimos anos a empresa mais valiosa da América Latina em valor de mercado. Mas ainda enfrentou dificuldades para repetir sua fórmula em segmentos como eletrônicos e eletrodomésticos.
Participação do Mercado Livre em eletrodomésticos
A participação do Mercado Livre no Brasil em eletrodomésticos pesados, como geladeira e fogão, é de cerca de um quarto da mídia da empresa, disse Yunes.
Benefícios para a Casas Bahia
Sobretudo, para a Casas Bahia, a parceria pode significar um aumento nas vendas, à medida que o varejista busca concluir um processo de reestruturação operacional e de dívida iniciado em 2023.
Crescimento em canais de marketplace
“É uma parceria que marca a entrada em um canal de vendas que tem crescido bastante, tem projeção de crescimento muito forte para os próximos anos”, disse o presidente da Casas Bahia, Renato Franklin. “A gente ainda não estava presente em marketplaces generalistas.”
Competição no comércio eletrônico
Empresas do segmento de comércio eletrônico, incluindo o Mercado Livre, a Shopee, o grupo de Cingapura Sea e a Amazon, intensificaram o ambiente competitivo do setor no país nos últimos meses. Expandindo políticas de frete grátis, aumentando a capacidade logística realizada e ações promocionais consistentes.
Parcerias similares no setor
No ano passado, o Magazine Luiza e a chinesa AliExpress lançaram uma parceria de vendas que permitiu às duas empresas venderem produtos uma na plataforma da outra.
Abrangência da parceria
A parceria entre Mercado Livre e Casas Bahia começa para todo o país em novembro. Mês da Black Friday. Envolvendo produtos como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, e deve atingir 100% dos produtos da Casas Bahia no próximo ano, disse Yunes.
Modelos de negócio distintos
O Mercado Livre, conhecido principalmente por sua plataforma de comércio eletrônico onde terceiros vendem produtos (marketplace), tem também um negócio secundário de venda direta aos consumidores. Que inclui eletrônicos e eletrodomésticos.
Já a Casas Bahia tem um modelo contrário, sendo seu principal negócio a venda direta aos consumidores. Ainda que a empresa também tenha um mercado próprio.
Continuidade das operações
Franklin e Yunes disseram que tanto as operações de venda direta do Mercado Livre quanto o mercado das Casas Bahia seguirão existindo.
Foco no crescimento da parceria
Por fim, questionado se a parceria pode evoluir no futuro, Yunes disse apenas que o foco vai ser em extrair o máximo do que está sendo anunciado. “Foco total nas sinergias em fazer os negócios acelerarem e prosperarem o máximo possível.”
Fonte: infomoney




