O governador Eduardo Riedel, com o intuito de levar casa própria as aldeias indígenas e assentamentos de MS, assinou contratos por meio do Programa, Minha Casa, Minha Vida
Com objetivo de realizar o sonho da casa própria, o governador Eduardo Riedel assinou contratos para construção de 252 moradias em dez aldeias indígenas e três assentamentos no Estado de MS. Isto é fruto da parceria com a União e municípios, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades e Rural (Oga Porã). O projeto beneficiará nove cidades.
A solenidade ocorreu (2), em Campo Grande, com a presença do secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo. Contudo, prefeitos, entidades e representantes das comunidades indígenas que serão contempladas reuniram-se no evento.
“Temos projetos na habitação porque dispomos de uma equipe competente, que sabe fazer e correr atrás destas conquistas. O que mais importa é fazer as parcerias que levam resultados diretos à população e a habitação é uma das principais demandas de qualquer cidade. Ver o sonho da casa própria concretizado”, afirmou o governador.
Riedel destacou a importância das parcerias com os prefeitos para viabilizar as novas casas, tendo inclusive moradias aos povos indígenas
“Na minha agenda sempre teve a decisão de fazer políticas públicas dentro das aldeias para atender as comunidades. Nós estamos falando de casas, centros culturais, escolas e de água. Só podemos entregar tudo isto com parceria com os municípios e governo federal”.
A construção das novas moradias ocorrerá nos municípios de Aquidauana, Anaurilândia, Maracaju, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rio Negro, Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia.
Entre as aldeias contempladas estão Buritizinho (Aquidauana) Limão Verde (Aquidauana), Lagoinha (Miranda), Brejão (Nioaque), Taboquinha (Nioaque), São João (Porto Murtinho), Sucuri’y (Maracaju), Olho D’Agua (Dois Irmãos do Buriti), Lagoinha (Sidrolândia) e Córrego do Meio (Sidrolândia).
Os assentamentos beneficiados são o Esperança (Anaurilândia), Água Viva (Rio Negro) e Santa Rosa (Rio Negro)
O Governo do Estado, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), conquistou esta parceria.
“Muito feliz em participar deste evento, que tem um simbolismo especial, por atender um segmento que precisa da nossa atenção. Nós já temos aqui investidos em financiamentos do FGTS e Minha Casa, Minha Vida mais de R$ 3 bilhões. Foram 19 mil casas habitacionais financiadas desde 2023. E o governo federal quer continuar, sabemos que não vai faltar propostas e demandas”, garantiu o secretário nacional de Habitação.
Representando os municípios, o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza Volk, afirmou que os investimentos em habitação são essenciais para as cidades. “Os prefeitos sabem que a habitação equilibra as desigualdades sociais, gerando desenvolvimento e estabilidade para as famílias. Na ponta, vemos a satisfação e a alegria das pessoas contempladas.”
Em conclusão, para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, o resultado positivo no setor é um esforço de todos envolvidos. “Uma parceria que está dando certo. Vamos a partir de agora visitar as obras que estão andamento, fazer reuniões técnicas, avaliar os resultados e sempre ouvir as nossas demandas”.
Fonte: Gov.MS