Você está visualizando atualmente Campo Grande tem ações pelo fim da violência contra as mulheres
A Prefeitura de Campo Grande, lançou no dia (21) a agenda de atividades para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres.

Campo Grande tem ações pelo fim da violência contra as mulheres

Prefeitura promove ações de mobilização nos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, numa clara demonstração de engajamento com a luta pela não violência, lançou no dia (21) a agenda de atividades para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres.

A campanha, coordenada pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra e mulheres em todo o mundo.

Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. A solenidade aconteceu no auditório da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande.

“Estamos aqui dando a largada nesses 21 dias de ativismo e quero convidar todos os homens e mulheres, para que nós possamos conscientizar os campo-grandenses deste cuidado, desta atenção, dessa campanha preventiva. Nós vamos partir e agir com todas as políticas públicas, com todas as secretarias da prefeitura no ativismo contra a violência, pelo fim da violência contra as mulheres, mas reforçando que no ano letivo de 2024, com base na educação, que é o alicerce da nossa sociedade, nossas crianças também serão multiplicadoras desse conhecimento, de ações, pois elas conseguem reverberar isso com muita facilidade”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Durante a solenidade foi celebrado um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que prevê a implantação do Programa Transformação, com objetivo de fomentar a adoção de Políticas Afirmativas que possibilitem a redução das desigualdades e inclusão social no mercado de trabalho, de mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de diversas formas de violência.

Campo Grande violência mulheres

Na ocasião também foi assinada a prorrogação de vigência do termo de cooperação mútua com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e Ministério Público Estadual para execução do Programa Recomeçar.

O projeto presta apoio às vítimas quando são encerrados os ciclos de atendimentos e tratamentos contra a violência, com desenvolvimento de competências sócio-emocionais e empreendedoras, por meio do empoderamento feminino de mulheres que queiram iniciar ou aperfeiçoar o seu negócio.

“Esta campanha representa uma prevenção. É fundamental que essa ação também encoraje, estimule e promova denúncias de situações de violência, uma conscientização social para que as mulheres busquem ajuda. O poder público faz a sua parte, mas é dever de todos, igrejas, entidades, homens e mulheres o engajamento nessa luta. Nós precisamos nos somar. Nós temos uma Rede Municipal de Atendimento à mulher vítima de violência, mas precisamos ofertar a essas mulheres uma rede de afeto, de apoio, para que elas se sintam acolhidas pela família, pela sociedade”, disse Carla Stephanini, subsecretária municipal de Políticas para a Mulher (Semu).

A campanha, que inicialmente é composta por 16 dias, foi aderida pelo Senado com 21 Dias de Ações de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

As atividades do mês de novembro contemplam outras pautas de equidade, entretanto, as atividades da Campanha começam dia 21, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, e vão até o dia 12 de dezembro, para finalizar a campanha em referência à data 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Campo Grande, a campanha terá encerramento no dia 6 de dezembro, com a “Caminhada do Laço Branco Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que terá o percurso com saída do Paço Municipal e chegada na Praça do Rádio Clube.

Confira a programação: AGENDA 2023 

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

DATAHORÁRIOEVENTOLOCALPARCERIA
22/118:00Palestra: Violência contra as mulheres – prevenir é melhorUniversidade da Maturidade – UEMS

Av. Dom Antônio Barbosa,

4155 – Vila Santo Amaro

UEMS
22/1113:30Palestra: Violência contra as mulheres – prevenir é melhorUniversidade da Maturidade – UEMS

Av. Dom Antônio Barbosa,

4155 – Vila Santo Amaro

UEMS
23/1119:00Palestra: Violência contra as mulheres – prevenir é melhorEscola Municipal Nerone Maiolino

R. Maraú, s/n – Com.

Habitacional Vida Nova

SEMED

 

24/118:00Encontro #BrasilSemMisoginia

Palestra:  Misoginia: conceito e relações entre machismo e sexismo.

Palestrante: Dra. Jaqueline Machado – Juíza de Direito

Auditório da Casa da Mulher Brasileira – Rua Brasília s/nº – Jardim Imá
28/1115:00Roda de conversa: Violência contra as mulheres Prevenir é melhorAssociação de Moradores do Arnaldo Estevão de Figueiredo

R. dos Ferreiros, 16 – Res. Rancharia

28/1119:00Palestra: Violência contra as mulheres Prevenir é melhorEscola Municipal Pe Tomaz Ghirardelli

R. Lúcia dos Santos, 386-576

Parque do Lageado

SEMED
6/128:00Caminhada do Laço Branco Homens pelo Fim da Violência contra as MulheresPercurso: saída do Paço Municipal, chegada na Praça do Rádio ClubeTodas os órgãos do executivo municipal e demais segmentos da Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher

 

Fonte: pm campo grande