Campo Grande entrega kits de irrigação a produtores
A Prefeitura de Campo Grande realizou (9), a entrega de 10 kits completos de irrigação a produtores da agricultura familiar, fortalecendo a produção de hortas urbanas e ampliando o acesso a tecnologias que melhoram a eficiência no campo. A ação integra o projeto Irriga Forte, vinculado ao programa AgroIntegra CG, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).
A cerimônia ocorreu às 8h30, na Horta do Edivaldo, no Jardim Monte Alegre, reunindo produtores atendidos, representantes da Prefeitura e parceiros do setor produtivo. Cada kit contém tubos e conexões, mangueiras tradicionais e microperfuradas, registros, bomba, bitola, colas e reservatório de água, estrutura completa para ampliar a irrigação e garantir mais qualidade às hortaliças produzidas.
Um avanço para quem vive da agricultura familiar
Uma das contempladas com o kit foi a produtora, Catarina Alves Duarte, de 56 anos, que mantém uma horta no Monte Alegre há 20 anos, que destacou o quanto a iniciativa representa um avanço para quem vive da agricultura familiar. “Agora vai ficar bom para a gente plantar mais. Antes a gente não tinha apoio dos órgãos públicos, tinha que comprar e investir sozinha, e nem sempre tinha para quem vender. Agora não, temos apoio, palestras, orientações e essa ajuda vai beneficiar muita gente”.
Na sequência, trazendo a perspectiva de quem trabalha diariamente na produção, Edivaldo Felipe de Oliveira, responsável pela horta que recebeu o evento, afirmou que o novo sistema terá impacto imediato na qualidade das hortaliças. “Trabalho com horta há mais de 15 anos e sei como a água influencia diretamente na verdura. Muitas vezes chove e as pessoas acham que não precisa irrigar, mas precisa. A planta sofre com o calor e perde qualidade. Esse kit vai ajudar a manter uma irrigação constante, que melhora a textura, a resistência e o sabor”.
Ele também destacou os avanços trazidos pelo acompanhamento técnico. “Estou bem animado com essa iniciativa da Prefeitura. Agora temos orientação técnica, emissão de nota, possibilidade de ampliar a produção e escoar melhor. É um incentivo que muda a vida do produtor”.
Impacto social
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vida Nova também recebeu o kit. Kênia Mara de Oliveira Silva de Assis trabalha no setor administrativo do local. Portanto, ela reforçou o impacto social. De acordo com Kênia, “esse kit veio para trazer melhoria para a nossa horta”. Assim também, auxilia no serviço de convivência e fortalecimento de vínculo. Isto é, das crianças e dos idosos. Além disso, de toda população atendida no CRAS.
O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, ressaltou que os kits fazem parte de políticas. Primordialmente, elas são voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
“Essa iniciativa é extremamente importante para nossos produtores”, afirmou. Não apenas contam com kits de irrigação, mas também com assistência técnica, bem como acesso a crédito e apoio permanente. Ou seja, para produzir e levar alimentos frescos e de qualidade. Portanto, agradecemos ao Legislativo e ao vereador Beto Avelar, visto que sua emenda permitiu adquirir e distribuir esses kits”.
Também presente na cerimônia, o secretário Darci Caldo enfatizou o avanço proporcionado pela integração entre as secretarias. A princípio, “os esforços conjuntos da Prefeitura têm transformado a vida dos cidadãos quando unimos planejamento, assistência técnica e investimento direto. Em suma, entregamos resultados reais para as famílias que vivem da terra”.
A Prefeitura reforça que novas ações do AgroIntegra CG e do projeto Irriga Forte estão programadas com o objetivo de ampliar o alcance e fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na Capital.
Fonte: PM CG






