Câmara de CG promoveu reunião sobre a Rota Bioceânica
A Câmara Municipal de CG promoveu nesta segunda-feira (8), às 8 horas, mais uma Reunião de Integração sobre a Rota Bioceânica. Neste ano, vereadores da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) promoveram encontros periódicos para acompanhar o andamento das obras, que terão impacto fundamental no desenvolvimento econômico e na integração internacional.
A Frente Parlamentar é composta por Ronilço Guerreiro, Dr. Lívio, Luiza Ribeiro e Maicon Nogueira, bem como por Veterinário Francisco e Fábio Rocha. Igualmente, o presidente da Casa de Leis, Epaminondas Neto, participou. Adicionalmente, outros parlamentares estavam na reunião. Portanto, o encontro reuniu representantes da Fiems e Sebrae, juntamente com a Receita Federal e OAB. Isto é, estiveram presentes membros da Prefeitura da Capital e do Governo do Estado. Por fim, estiveram presentes também profissionais do setor de transporte e logística.
Medidas estratégicas
Antes de tudo, nas reuniões, medidas estratégicas são debatidas. Assim, o foco é aproveitar as oportunidades, visto que elas decorrem das transformações com o Corredor Bioceânico. Como resultado, há impacto no turismo e desenvolvimento. Ademais, haverá geração de emprego.
Certamente, a Rota Bioceânica promete impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul, pois ela facilita o escoamento de produtos. Ou seja, os produtos chegam aos mercados asiáticos via portos no Chile. Dessa forma, há redução de custos logísticos e do tempo de transporte. Todavia, Campo Grande destaca-se como ponto estratégico. Em outras palavras, a capital é o principal centro logístico do estado. Ela articula, portanto, polos produtivos e a nova rota comercial. Conforme o projeto, ele deve atrair investimentos não só em infraestrutura, mas também em transporte e serviços. Afinal, ele estimulará o turismo e o comércio regional.
Em outubro, os vereadores Papy e Maicon Nogueira, participaram do 7º Fórum Internacional da Rota Bioceânica, em San Salvador Jujuy, na Argentina. Eles percorreram de forma terrestre todo o trajeto até a cidade argentina, conhecendo de perto as realidades das comunidades que integram a Rota Bioceânica. No decorrer do ano, a Casa de Leis já sediou série de eventos sobre o tema.
Fonte: CM CG




