Câmara de Campo Grande reconhece Amigos da Primeira Infância
A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu Sessão Solene de outorga da Medalha “Amigos da Primeira Infância”, que foi concedida a pessoas e instituições, que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância. A solenidade aconteceu (1º).
A Sessão Solene na Câmara de Campo Grande para a entrega da Medalha Amigos da Primeira Infância foi proposta pelo vereador Professor Juari e instituída pela Resolução n. 1.376/23, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha. Conforme justificativa da proposta, a primeira infância, nos termos da Lei nº 13.257, de 2016, abrange os seis primeiros anos de vida e demanda um conjunto articulado de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento integral da criança pequena, que se estende por diferentes áreas, como saúde, assistência social, educação, cultura e justiça.
Reconhecer e premiar quem presta serviços relevantes à primeira infância
A criação da Medalha Amigo da Primeira Infância tem, antes de tudo, o objetivo central de reconhecer e premiar indivíduos ou instituições que prestaram serviços relevantes pela primeira infância no Município.
O vereador Professor Juari, que presidiu a solenidade, ressaltou, ademais, como a Primeira Infância é um tema fundamental para o futuro da sociedade. Segundo ele, a ciência e a prática educacional já comprovaram que os primeiros seis anos são, sobretudo, fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano.
Ele acrescentou que, nesse período, o cérebro se desenvolve de forma intensa, e conexões neurais são fortalecidas. Além disso, valores como confiança e respeito são construídos.
Compromisso social e humano
“Investir na Primeira Infância não é, assim, escolha de governo ou política pública, mas compromisso social e humano. Cada real investido nessa fase representa, portanto, um retorno múltiplo em saúde, educação, produtividade e cidadania no futuro”, afirmou ao salientar, ainda, a necessidade de romper ciclos de pobreza e exclusão. Por fim, o cuidado com a Primeira Infância é o alicerce de uma sociedade mais justa, solidária e próspera”, concluiu.
Em nome dos homenageados, Solange da Silva Haak Gonzaga falou, igualmente, das lutas, desafios e desigualdades sociais que reforçam a importância da luta pelos direitos da Primeira Infância.
“Infância é coisa séria, é o agora. É um tempo mágico e delicado em que o mundo ainda cabe nas mãos. Um período curto no tempo, mas eterno em impacto”, afirmou Solange.
Ela lembrou que o que é feito hoje vai ecoar por toda a vida. “Tudo isso constrói quem elas serão no amanhã. Cuidar de crianças, assim sendo, é cuidar da humanidade e investir no futuro”, disse. Ela reforçou que a infância precisa ser prioridade nas políticas públicas. Além disso, ressaltou a importância do acesso à educação, à nutrição adequada e a espaços seguros para crescer e conviver. Portanto, cuidar da infância significa garantir direitos básicos e proteger o desenvolvimento integral das crianças na sociedade.
Preservar o futuro
“Cuidar da Primeira Infância é cuidar do futuro”, ressaltou Madalena Pereira, secretária educacional da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública). Ela salientou a missão de lutar pelos direitos das crianças e do profissional que está na ponta, nas escolas.
Leusa de Melo Secchi, chefe da divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, trouxe, sobretudo, uma reflexão sobre o que é ser Amigo da Infância.
“Amizade é amor que nunca morre. As pessoas homenageadas têm amizade com as crianças como princípio de vida”, disse. Além disso, ela lembrou que as pessoas precisam cuidar sempre dessa amizade.
O Defensor Público Edson Cardoso, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, falou, assim também, das dificuldades para colocar em prática os direitos da criança e adolescente e, igualmente, a proteção integral. Ele ressaltou, sobretudo, a importância da empatia, do afeto e de tratar com amor a criança.
“Cada um dos homenageados cuida da criança, principalmente na Primeira Infância, onde necessita de todo o cuidado para estar mais forte e seguir adiante. As crianças precisam de toda nossa proteção”, afirmou.
Por fim, Kely Fabricia Nogueira ressaltou a diferença dos profissionais na Primeira Infância e o impacto dessa diferença na trajetória de vida das crianças. Ela é presidente do Conselho de Diretores de Escolas. “Nós fazemos a diferença na vida das crianças, semeando amor, amizade, empatia, sensibilidade e nobreza”, disse.
Confira abaixo a lista de homenageados:
CARLÃO – GISLEIA APARECIDA NANTES DO AMARAL e JOCELI RIBAS
DR. LÍVIO – MIRIAN FATIMA COMPARIN CORREA e VITOR HUGO SANTANA ROJAS
DR. VICTOR ROCHA – ASSOCIAÇÃO PROJETO VÔ CUCA e IDSET – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EVANGELISTA TIRADENTES
EPAMINONDAS NETO, PAPY – CELSO DE OLIVEIRA e CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOIAS DE CRISTO
HERCULANO BORGES – EWELINE ESCOBAR CORO DE LIMA e PROJETO NOVA TRANSFORMA
JUNIOR CORINGA – GLAUCILYNE CUELLAR DA COSTA ANTUNES e ROSEMEIRE DEODATO
LANDMARK – ASSOMAT – ASSOCIAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE DE AMPARO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE e INSTITUTO SEMENTES DO AMANHECER
LEINHA – KATY BRAUN DO PRADO e ROBSON CELESTE CANDELORO
LUIZA RIBEIRO – LUCI CARLOS DE ANDRADE e ORDALIA ALVES DE ALMEIDA
MAICON NOGUEIRA – CELIO LIMA OLIVEIRA e CENTRO SOCIAL DOM BOSCO
MARQUINHOS TRAD – ASSOCIAÇÃO RENASCE UMA NOVA ESPERANÇA e ANNA PAULA FALCÃO BOTTARO MACHADO
E também
OTÁVIO TRAD – ANDRESSA GABRIELLE GABILON DURÃES, IZABELA CRISTINA DA FONSECA GONÇALVES e JESSICA FERNANDA LISBOA DE PINHO
PROF. RIVERTON – CLAUDINETE FELEX DA ROCHA e MARIA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS DE SOUZA
CLODOILSON PIRES – DARILSA BARRACA REZENDE e ROSENILDA PEREIRA DE SOUSA
RONILÇO GUERREIRO – EDUARDO ALCANTARA RIBEIRO e VERA LUCIA GUERRA
WILSON LANDS – ROSIVANIA SILVA DA CRUZ MEAURIO e MARIA SIRLEI DIAS LANDS
RAFAEL TAVARES – EDGAR GUSTAVO FLECHA ICASATI
PROF. JUARI – ANA CRISTINA CANTERO DORSA, ANNE KARINE TREVISAN, ESTER MARCELE FERREIRA DE MELO, FLÁVIA MARA CUNHA FREIRE FIGUEIREDO, FRANCISCA ALVES DE ANDRADE, JOSÉ CARLOS MONTEIRO, KEILLA SOARES CIRINO, LEANDRA HAUBERT TEIXEIRA, LUCIANA SILVA DE LIMA, LUCIMAR SOARES MARQUES DOS SANTOS, LUCINÉIA RIOS OSSUNA, MARIA CLÁUDIA TIVERON LEME DA COSTA, NEUZA LEAL CARDOSO, SANDRA ROSE RODRIGUES CRUZ, SOLANGE DA SILVA HAAK GONZAGA, SOLANGE GOMES DOS SANTOS e THIARA LEITE CASTRO VALERO
Fonte: CM CG