Calendário econômico da semana destaca inflação no Brasil e nos EUA e gera atenção dos mercados
No calendário econômico desta semana, os dados de inflação no Brasil e nos EUA serão o foco dos mercados, que acompanham atentos a evolução do cenário após sinais mistos na economia americana na semana passada.
Nos Estados Unidos, o relatório de empregos (Payroll) trouxe dados abaixo das expectativas, com a criação de apenas 73 mil vagas em agosto. Teve, ainda, revisões negativas para os meses anteriores, sugerindo um arrefecimento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego subiu para 4,2%. Enquanto isso, os salários avançaram 3,9% no acumulado de 12 meses.
Esses dados reforçaram as apostas de que o Federal Reserve poderá iniciar cortes de juros já em setembro. Especialmente diante da desaceleração na geração de empregos e da inflação ainda sob controle.
IPCA como destaque no Brasil
A semana será focada nos dados de inflação doméstica. Na quarta-feira (10), o destaque fica por conta do IPCA de agosto, divulgado pelo IBGE, com expectativa de deflação de 0,17% no mês, de acordo com as projeções do Bradesco.
Nesse sentido, a FGV também apresenta a primeira prévia do IGP-M de setembro.
Sobretudo, na quinta-feira (11), o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Comércio de julho, com alta esperada de 0,7%, além do levantamento da produção agrícola. A CNI apresenta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de setembro.
Encerrando a semana, na sexta-feira (12), o IBGE publica a Pesquisa Industrial Mensal Regional e a Pesquisa Mensal de Serviços de julho, com variação modesta de 0,1%. Assim, esses dados serão fundamentais para avaliar o ritmo da atividade econômica no terceiro trimestre.
Inflação ao produtor e ao consumidor serão foco nos EUA