O ranking internacional é promovido pela entidade holandesa Green Destinations
Santa Catarina (SC) tem cinco dos oito destinos brasileiros na lista do “TOP 100 Good Practice Stories“, o ranking internacional é promovido pela entidade holandesa Green Destinations, que destaca boas práticas sobre o turismo responsável no mundo. Sendo assim, a lista teve divulgação em 9 de outubro.
Nela, Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra, Bombinhas e Navegantes, no Litoral Norte, e Itá, no Oeste, aparecem como os destaques catarinenses. Aliás, ainda representam o Brasil as cidades de Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Assim, a divulgação da lista das 100 melhores histórias teve transmissão pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia. Além dos destinos brasileiros a lista conta com locais do Japão, Índia, Estados Unidos e Peru, Portugal, por exemplo.
Veja os detalhes dos projetos vencedores de Santa Catarina abaixo:
Urubici
Segundo a prefeitura, Urubici ganhou a certificação com o projeto de Gestão Sustentável do turismo.
Bom Jardim da Serra
A cidade ganhou a certificação com o projeto “Meu Bom Jardim” para valorizar o turismo divulgado informações com atrativos turísticos da cidade e nem a sua própria história.
Navegantes
O município recebeu a certificação internacional por conta do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Aliás, um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.
Bombinhas
Na cidade, o programa “Escola do Mar” foi o destaque na premiação. A iniciativa surgiu em 2017 e vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Assim, o programa atende estudantes em contra turno da rede municipal de ensino, com o objetivo de repassar conhecimentos de letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas de movimento pesqueiro.
Itá
A cidade está na lista há três anos. Nesta edição, a cidade contou a história do “Selo Verde”, programa da Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa DEL, que tem como objetivo avaliar, mobilizar, conscientizar, atestar, reconhecer e certificar as iniciativas sustentáveis das cidades.