O evento é gratuito e acontece amanhã e sábado, sendo necessária inscrição prévia
Observadores de aves brasileiros e estrangeiros irão se reunir amanhã e sábado em Bonito (MS) durante encontro internacional sobre a atividade.
Dessa forma, o evento irá discutir o desenvolvimento do aviturismo no Brasil e na América do Sul e contará com diversas atividades culturais, palestras e uma passarinhada na praça da Liberdade.
O Encontro Internacional de Observação de Aves de Bonito reunirá guias, pesquisadores, profissionais do segmento de turismo de observação de aves.
Então, os destaques as participações do idealizador do Avistar Brasil, Guto Carvalho, e da presidente do Instituto Arara Azul, a bióloga e pesquisadora Neiva Guedes.
As atividades do evento são gratuitas e estão distribuídas entre a Câmara Municipal de Bonito, a Casa da Memória Raída e a praça da Liberdade.
Por isso, os interessados podem conhecer a programação e se inscrever por meio de um site.
Turismo de natureza
A secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município, Juliane Ferreira Salvadori, contou que o evento surgiu de uma proposta, em parceria com o Instituto Mamede, de ampliar a prática de birdwatching em Bonito.
“Este segmento tem total relação com o ecoturismo e o turismo de natureza, então estamos nos organizando para fomentar ainda mais esta atividade por meio de várias ações, incluindo capacitação, estruturação do destino turístico e, por consequência, a realização desse encontro internacional”.
Bonito já é um destino consolidado e procurado para o ecoturismo e turismo de natureza tanto por turistas brasileiros quanto por estrangeiros, possuindo forte potencial para desenvolvimento da observação de aves.
De acordo com a presidente do Instituto Mamede, Simone Mamede, já foram catalogadas em torno de 400 espécies de aves no município. “Esse número de espécies presentes em Bonito o torna um hotspot para quem busca a atividade”.
Os organizadores do encontro são a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito e o Instituto Mamede, tendo como apoiadores o Buraco das Araras, o Instituto Arara Azul, o Sebrae-MS, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o Avistar Brasil e a Câmara Municipal de Bonito.
Fonte: faunanews