Empresário disse ver Brasil como um dos líderes para parte da agenda de desenvolvimento sustentável
O magnata e empresário norte-americano Bill Gates elogiou a agricultura e o combate ao desmatamento no Brasil, durante o evento (23) Bloomberg New Economy B20.
“O Brasil tem feito boas coisas, como reduzir o desmatamento […] A agricultura, com inovação, suporte da Embrapa, também vêm muito forte”, disse.
Bill Gates celebra agricultura e comemora combate ao desmatamento no Brasil
Para Gates, o trabalho de combate ao desflorestamento é vital para o próprio país e para o mundo. O desmatamento na Amazônia, por exemplo, teve queda de 45,7% no período de agosto de 2023 a julho de 2024.
Questionaram Gates sobre a posição do Brasil num mundo que busca o desenvolvimento sustentável, considerando que quase 90% da matriz elétrica do país já é limpa. O empresário disse ver o Brasil como um dos líderes para parte destas agendas.
A saber, fundador da Microsoft, maior e mais conhecida empresa de software do mundo, Gates participou do evento remotamente. Contudo, o encontro reuniu líderes das maiores companhias em atuação no Brasil e empresários internacionais.
Noticias sobre o combate ao desmatamento no Brasil
- Redução do desmatamento: Nos últimos anos, houve uma redução significativa no desmatamento em algumas áreas, como a Amazônia. Portanto, a combinação de maior fiscalização, políticas públicas mais rigorosas e pressão internacional tem levado à redução.
- Desafios persistentes: Apesar dos avanços, o desmatamento continua sendo um problema grave no Brasil, especialmente em algumas regiões. Contudo, atividades agrícolas e madeireiras pressionam por terras, e a falta de recursos para fiscalização e combate ao crime ambiental agrava os desafios enfrentados.
- Importância da Amazônia: A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, é um dos principais focos do combate ao desmatamento. No entanto, a preservação da floresta é crucial para a regulação do clima global e a biodiversidade.
Fonte: cnn/IA