Você está visualizando atualmente Avião elétrico está mais perto da realidade
A startup sueca Heart Aerospace deu um passo à frente em direção ao primeiro avião elétrico do mundo ao aumentar o design de uma aeronave

Avião elétrico está mais perto da realidade

A startup sueca Heart Aerospace deu um passo à frente em direção ao primeiro avião elétrico do mundo.

Ao aumentar o design de uma aeronave que agora terá 30 assentos e assim ganhando uma nova fábrica einvestimentos da Saab, fabricante do caça Gripen permitiu dar passos ao novo avião elétrico e primeiro do mundo.

A princípio a startup Aerospace Heart também garantiu a Air Canada como acionista, com a transportadora fazendo um pedido para 30 aeronaves ES-30 ampliadas para criação do avião elétrico. Esse modelo substitui o modelo original de 19 lugares e está programado para começar a ser entregue em 2028.

A construção de escritórios, instalações de teste e uma linha de produção em um campus no aeroporto de Säve, nos arredores de Gotemburgo, deve ser concluída em meados de 2024, com voos iniciais previstos para 2026, disse a Heart na quinta-feira (15) em um briefing no local. A força de trabalho deve aumentar de 130 pessoas para cerca de 500 em três anos.

O projeto é um dos poucos que competem para trazer um avião elétrico de passageiros ao mercado até o final da década. Embora as propostas para os chamados táxis voadores, transportando apenas algumas pessoas, sejam mais numerosas e pretendam decolar dentro de alguns anos.

A Heart s princípio está buscando desenvolver uma aeronave completa que desempenhe um papel nas viagens aéreas convencionais.

Limite de alcance do avião elétrico

As limitações de desempenho e peso da propulsão da bateria impõem um limite de alcance, de modo que o ES-30 poderá voar apenas 200 quilômetros (124 milhas) com carga total, estendendo-se para 400 quilômetros em modo híbrido, auxiliado por combustível de aviação, e 800 quilômetros se a capacidade for limitada a 25 passageiros.

Isso o torna adequado para serviços em rotas conhecidas na indústria da aviação como curtas e finas, ligando assentamentos menores que, embora não tão distantes.

A Escandinávia e o Canadá estão entre os maiores mercados para os aviões regionais que fazem essas rotas.

Anders disse que as novas instalações da Heart, conhecidas como Northern Runway, estabelecerão uma “indústria totalmente nova” na Suécia.

Um país na vanguarda da mudança de atitudes da sociedade em relação ao transporte aéreo com as preocupações com o aquecimento global.

‘Vergonha de Voar’

“A Suécia é a origem do movimento anti-voo, mas com a Pista do Norte tornaremos as viagens aéreas elétricas para as gerações futuras.”

A Saab, a maior empresa aeroespacial da Suécia assim como a ex-fabricante de aeronaves regionais, e a Air Canada investirão US$ 5 milhões.

A empresa disse que pedidos anteriores da United Airlines e Mesa Air Group para 200 ES-19 de 19 assentos.

Fonte: ecycle