Junto com ele vêm também outras aeronaves, incluindo um Boeing C-17 Globemaster e um jato executivo Gulfstream C-37.
Decolou (25) de Washington para Brasília, com uma parada em Miami, um dos mais icônicos aviões do mundo, o Boeing E-4B Nighwatch de matrícula 73-1676 e callsign “Titan-25”, mais conhecido como o “Avião do Dia do Apocalipse” ou “do Juízo Final”. Em catástrofes, ele está super equipado para funcionar como um posto avançado.
Contudo, junto com ele vêm também outras aeronaves, incluindo um Boeing C-17 Globemaster e um jato executivo Gulfstream C-37. Assim, os aviões decolaram de Miami, de modo que o pouso em Brasília ocorreu 21h30, em local previsto.
O “poderoso” comboio tem como destino final a capital federal do Brasil, onde o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, participará da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CDMA), o principal fórum de defesa do Hemisfério Ocidental para engajamento de nível estratégico entre autoridades de defesa e segurança da região.
Dessa forma, os participante do fórum participarão de discussões hemisféricas sobre dissuasão integrada; defesa cibernética; mulheres, paz e segurança; e assistência humanitária e resposta a desastres. Além disso, apoiará a afirmação do papel dos militares em uma sociedade democrática, incluindo o respeito às autoridades civis, processos democráticos e direitos humanos.
Sendo assim, segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, as delegações discutirão desafios e oportunidades regionais compartilhados em uma atmosfera de diálogo aberto e confiança mútua.
Conhecido como Avião do Dia do Apocalipse
O Boeing E-4B Nighwatch é um 747-200 modificado para a função de Posto de Comando Avançado Aéreo. Mas, em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, a aeronave consegue ser um posto de comando móvel grande o suficiente para comandar a maior força militar do mundo. Atualmente existem quatro unidades do E-4B em operação.
O seu nome oficial é Nightwatch (Vigilante Noturno em tradução livre), em alusão aos dias sombrios de uma catástrofe, guerra ou até apocalipse. É exatamente o propósito oficial dele que trouxe os outros apelidos, como Doomsday (Em referência ao livro biblíco do Apocalipse) e Flying Pentagon (Pentágono Voador).
Fonte: Aeronet