No momento, você está visualizando Ouvidoria do SUS em MS reforça compromisso com escuta da população em encontro nacional
A atuação das Ouvidorias do SUS em MS esteve na pauta do Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS Foto: A. Not. Gov. MS

Ouvidoria do SUS em MS reforça compromisso com escuta da população em encontro nacional

Atuação das Ouvidorias do SUS em MS esteve na pauta do Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS

A atuação das ouvidorias do SUS em MS como ferramenta essencial para melhorar os serviços de saúde esteve em pauta no ENOuvSUS2025 (Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS). O evento teve realização de 19 a 21 de março, em Brasília (DF). Houve participação da equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde), juntamente com diversos setores da saúde no Estado. Assim, o intuito foi debater as melhores práticas desenvolvidas no País para aprimoramento dos serviços em MS.

Presente no evento, a ouvidora estadual do SUS, Ana Cláudia Cubilha Cavalheiro, destacou a importância da escuta qualificada para aprimorar o atendimento à população. “A ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode ser ouvido e assim, ter suas demandas transformadas em melhorias concretas no SUS. Logo, nosso compromisso é garantir que cada manifestação contribua para um sistema de saúde mais eficiente e transparente”, enfatizou.

Mato Grosso do Sul tem fortalecido sua rede de ouvidorias. Atualmente, pacientes e profissionais de saúde têm acesso a canais para registrar reclamações, sugestões e elogios. O estado contou com a participação de diversos setores no evento. Estiveram presentes a Rede Hemosul, o Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados, assim como as Secretarias Municipais de Saúde de Dourados, Jardim, Paranaíba e por fim Corumbá, reforçando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços.

Entre os temas debatidos no encontro, estiveram a modernização das ouvidorias e o uso da tecnologia. O objetivo é otimizar o atendimento. A importância da transparência na gestão pública da saúde também foi ponto de discussão. A troca de experiências entre os estados reforçou o papel estratégico das ouvidorias para tornar o SUS mais acessível e eficaz.

Outras notícias sobre a Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES)

Cuidados Paliativos no SUS em reunião que discute avanços e desafios na implementação da PNCP

Com o objetivo de apoiar a implementação da PNCP (Política Nacional de Cuidados Paliativos) no âmbito do SUS, a SES reuniu (19) membros do Grupo de Trabalho do projeto PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS) e especialistas do Hospital Sírio Libanês para tratar os avanços na implementação dessa política. Trata-se de medidas que garantem dignidade e qualidade de vida aos pacientes com doenças graves, sobretudo em fim de vida.

A reunião, que aconteceu na Santa Casa de Campo Grande, contou com uma programação intensa. Os temas abordaram pautas essenciais, como por exemplo, plano avançado de cuidados, avaliação de prognóstico, bem como aspectos jurídicos e por fim, diretivas antecipadas de vontade. A Identificação da Demanda por Cuidados Paliativos e a Articulação em Rede entre os Serviços de Saúde também estiveram em pauta.

Fonte: A. Not. Gov. MS