Sistema
Chamado de eSail, o sistema foi desenvolvido pela empresa espanhola Bound4blue com apoio financeiro da Cinea, Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestrutura e Ambiente, órgão ligado à União Europeia. Ele terá, portanto, um importante papel nas futuras apresentações artísticas do La Fura dels Baus, de acordo com o diretor criativo Carlus Padrissa.
“Imagino o eSail subindo de forma lenta através do vento mágico de música, pirotécnica e luz”, disse Padrissa, em comunicado à imprensa, sobre o navio. “Um trapezista com asas de borboleta voará ancorado em sua ponta. Será um show imersivo e global que vai provocar mudanças e inflamar as consciências.”
Sistema de controle autônomo no Navio teatro La Naumon
O eSail possui quase 18 metros de altura e inclui um mecanismo de inclinação e um sistema de controle autônomo. De acordo com a Bound4Blue, o sistema, além da fácil instalação, aumenta a eficiência energética. E, portanto, ajuda a reduzir a emissão de gases-estufa. Parte da iniciativa mira, dessa maneira, contemplar os planos da Organização Marítima Internacional de diminuir em pelo menos 50% a emissão de carbono até 2050.
Desse modo, outras empresas envolvidas no projeto do novo navio teatro incluem o estaleiro espanhol Astander. Liderou, portanto, o processo para instalar a vela. E a alemã Lanitz Aviation, que vem experimentando componentes mais leves aplicados em veículos oceânicos.
O La Naumon, por sua vez, terá espetáculos que podem assistidos do píer ou da praia em que estiver atracado. Ainda não há previsão de lançamento do suntuoso navio teatro.
Fonte: Via Autoevolution, Imagem: Bound4Blue/Divulgação