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o problema que gerou um apagão cibernético global nesta sexta (19) foi corrigido. O foco agora é recuperar os sistemas danificados pela falha

APAGÃO CIBERNÉTICO: CEO detalha próximos passos

O apagão cibernético causou atrasos e cancelamentos de voos entre outros problemas

Após dizer que o problema que gerou um apagão cibernético global nesta sexta (19) foi corrigido, o CEO da empresa de cibersegurança CrowdStrike afirmou que o foco agora é recuperar os sistemas danificados pela falha generalizada.

Apenas os computadores da Microsoft sofreram danos

Em entrevista à imprensa dos Estados Unidos, George Kurtz pediu desculpas pelos transtornos. E garantiu assim, que a empresa está trabalhando em parceria com todos os seus clientes para que os sistemas voltem a funcionar o mais rápido possível.

Ele ainda explicou que apenas os computadores da Microsoft sofreram danos. Os sistemas operacionais Linux e MacOS não registraram instabilidades.

Foi possível identificar pois o defeito em uma atualização do driver do Falcon Sensor. O que estaria, no entanto, provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft. O software estava fazendo com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.

Kurtz ainda voltou a afirmar que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético. De acordo com o CEO da CrowdStrike, “Foi possível identificar o defeito, e isolá-lo e uma assim já implantamos uma correção”.

Apesar das explicações, especialistas afirmam que não está claro se os sistemas que sofreram danos é possível se corrigir remotamente. Isso acontece porque a falha impede que os dispositivos tenham atualização automaticamente, exigindo uma intervenção manual. As informações são da CNN.

Apagão cibernético global gera transtornos no mundo todo

  • As falhas tiveram registros na madrugada desta sexta.
  • Os problemas geraram atrasos e cancelamentos de voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
  • Nos EUA, por exemplo, houve confusões nos aeroportos.
  • A Austrália enfrentou longas filas e retenções de passageiros devido a problemas nos serviços de check-in online e cabines de autoatendimento.
  • No total, mais de 1.400 viagens foram canceladas em todo o mundo
  • O sistema de emergência 911 ficou inoperante no Alasca.
  • Já no Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
  • Conforme os relatos, os aplicativos estão fora do ar e com problemas de login e pagamentos

Fontes: infomoney, olhardigital