Entenda o projeto de lei que pode beneficiar a Mulher Instrumentista
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 215/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB). Que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual da Mulher Instrumentista. Contudo, a data será celebrada anualmente no dia 13 de agosto.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres que se destacam no campo da música instrumental. “Em uma área tradicionalmente dominada por homens, onde cada vez mais mulheres vêm conquistando espaços e relevância, a escolha de uma data específica visa homenagear a cantora, compositora e multi-instrumentista Helena Meirelles. Que nasceu em 13 de agosto de 1924 e, este ano, completaria 100 anos.” Enfatizou Caravina.
Segundo o projeto, a ideia de celebrar a data é uma forma de promover visibilidade e respeito para essas profissionais. Incentivando o reconhecimento de sua arte. Talento e persistência em superar desafios impostos. Contudo, o texto menciona que, para as comemorações do Dia Estadual da Mulher Instrumentista, o Estado poderá promover eventos, encontros e atividades que promovam a valorização das mulheres. No entanto, que se destacam no campo da música instrumental.
“A celebração permitirá a realização de eventos, encontros e atividades que poderão não apenas celebrar essas artistas, mas também servir de inspiração para novas gerações de mulheres que desejam seguir carreira no mundo da música instrumental.” Pontuou.
Fazendo Arte passeia pelo Parque Prosa e mostra livro sobre 52 anos do Grupo Acaba
Parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), comenda alusiva à comunidade nordestina no Estado, campanha de donativos para ajudar o Rio Grande do Sul, preservação ambiental das obras do estacionamento vertical e refeitório da Casa de Leis. Contudo, palestra para mulheres pré-candidatas, livro sobre o Grupo Acaba e seus 52 anos. Parque Estadual do Prosa, e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).
Fonte: ALEMS