O deputado também aproveitou para expressar o desejo de que a democracia prevaleça em todo o Estado
Durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), fez um pronunciamento importante sobre a relevância da democracia no processo das eleições.
Dessa forma, na avaliação do deputado, com o início das campanhas a partir desta sexta-feira (16), será uma oportunidade para o eleitor conhecer as proposições e os programas de cada candidato, destacando o campo de ideias como a forma mais decisiva no processo eleitoral e o quanto representa o fortalecimento da democracia.
“Estou convencido que prevalecerá o espírito democrático, que passa pelo debate franco, mas sobretudo, com respeito aos adversários. Mas, a política para debatida no campo de ideias e tomara que em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e nos 79 municípios, venham os debates e que ganhem as melhores propostas” disse o presidente.
Gerson Claro democracia eleições
Por isso, o deputado também aproveitou para expressar o desejo de que a democracia prevaleça em todo o Estado, reforçando o compromisso com um processo eleitoral justo e democrático, onde o debate de propostas o verdadeiro protagonista, garantindo que as melhores soluções escolhidas para o futuro das cidades sul-mato-grossenses.
“Que vença a democracia, e é o que nós queremos para o nosso Estado. Eu tenho certeza que esse é o desejo desta casa e é o desejo do Governador do Estado também”, destacou Gerson.
As eleições consideradas por alguns o ponto máximo do exercício da democracia representativa, quando a população, exercendo seu poder de escolha, vota e elege seus representantes, candidatos nos quais deposita a confiança para o funcionamento das instituições democráticas.
Sendo assim, a instituição do voto deriva do direito de participação política dos cidadãos, que inclui ainda o direito de se reunir, organizar e reivindicar do Estado suas necessidades. Outros direitos políticos garantidos à cidadania o de votar e ser votado, filiar-se a partidos políticos e organizar-se em sindicatos.
Além deles, os indivíduos possuem diversos direitos civis, como a liberdade e segurança individual, o direito de ir e vir, a liberdade de crença, opinião e expressão, entre outros.
Fonte: alems