No momento, você está visualizando ALEMS: Votado proposta que adequa o processo administrativo de entidades assistenciais
ALEMS votou proposta que versa sobre o processo legislativo de Declaração de Utilidade Pública de entidades assistenciais Foto: ALEMS

ALEMS: Votado proposta que adequa o processo administrativo de entidades assistenciais

Administração de entidades assistenciais está na pauta da ALEMS

Os deputados votaram na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), proposta que versa sobre o processo legislativo de Declaração de Utilidade Pública das entidades assistenciais mencionadas. Além desta, outras três propostas estão previstas na Ordem do Dia para apreciação em primeira e segunda discussão, além de discussão única. A sessão teve início às 9h e é aberta à participação da sociedade em geral.

Segunda discussão

Em segunda discussão, os parlamentares devem votar dois projetos. De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 299/2023, altera a Lei nº 3.498, de 13 de fevereiro de 2008. Nesse sentido, a lei dispõe sobre o processo legislativo de Declaração de Utilidade Pública das entidades que menciona, disciplina o processo administrativo de registro das mesmas, seu cancelamento e dá outras providências. Assim, a proposta sugere alteração da lei para permitir a remuneração dos dirigentes de entidades assistenciais, associações, fundações ou organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos. Já o Projeto de Resolução 2/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), acrescenta e altera as redações do art. 42 e do art. 46, ambos da Resolução nº 65, de 17 de dezembro de 2008, com a finalidade de criar a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.

Em primeira discussão será votado o Projeto de Lei 47/2025, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). O projeto altera a Lei nº 4.104, de 27 de outubro de 2011, que Institui o Dia Estadual do Líder Comunitário, e dá outras providências. Em seguida, em discussão única, deve haver votação para o Projeto de Decreto Legislativo 2/2025, de autoria da Mesa Diretora (2025-2026), que aprova a recondução de Carlos Alberto de Assis para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS).

Serviço

O trabalho dos parlamentares pode ter acompanhamento pelas mídias sociais oficiais no Facebook, assim como no Instagram, X e Youtube e no Portal da ALEMS. Assista ao vivo pela TV Assembleia MS nos canais 7.2, sinal aberto da TV ALEMS. Também pelo canal 9 da Claro NET TV, e ainda no link TV ALEMS. Por fim, o sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou no link Rádio ALEMS.

Fonte: ALEMS