Aumento salarial será pago na folha de maio e retroativo ao mês anterior
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, assinou (24) o reajuste salarial para os servidores públicos municipais. O aumento de 6% para todas as categorias será retroativo ao mês de abril e entra já na folha de maio.
A proposta do Prefeito aprovada durante sessão na Câmara Municipal nesta terça-feira (23), por 13 votos a 4. O reajuste que atinge a todos os servidores, independente da categoria, ficou acima da inflação, que no mês de abril fechou em 4,18%.
“É uma grande alegria poder assinar o reajuste aos nossos servidores. Essa é uma forma de valorizar os trabalhadores e também injetar mais recursos no comércio local. Além disso, podemos atender aos professores que com o reajuste, terão um aumento maior que a inflação acumulada nos dois últimos anos”, afirma Alan.
Com os 6%, os professores de Dourados vão acumular um reajuste de quase 25% nos últimos dois anos e com aprovação no Legislativo, 100% dos professores da Rede Municipal de Dourados recebem o Piso Nacional da categoria.
Escolas e Ceims de Dourados estão com 100% dos alunos em sala de aula
O Sindicato também tenta sustentar a narrativa de que a aprovação do Projeto de Lei, de autoria do Executivo“destruiu” o PCCR (Plano de Cargos Carreiras e Remuneração) dos professores de Dourados.
Na verdade, a aprovação dos vereadores reconheceu e valorizou duas classes de professores, os Normalistas e Leigos, que não têm formação superior. A partir da aprovação e com reajuste deste ano, esses profissionais também terão os salários enquadrados dentro do Piso Nacional da Categoria.
Alan Guedes reajuste servidores com 24,89%
Enquanto o Simted reclama, boa parte dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) reconhece que as remunerações tiveram um avanço considerável nos últimos dois anos. Em 2022, os profissionais tiveram 18,89% de reajuste. Somados aos 6% deste ano, o incremento salarial chega a quase 25% nesse período.
“Ao contrário do que prega o Sindicato, temos o maior respeito e reconhecimento pelos professores. Sabemos da importância de cada um dos profissionais da Reme e vamos continuar o processo de valorização da categoria dentro da capacidade de pagamento da prefeitura e da responsabilidade fiscal. Temos muito para avançar ainda e vamos avançar. O que não podemos tolerar é a irresponsabilidade de alguns agentes sindicais que tem outros interesses, que não a Educação em Dourados”, disse o prefeito Alan Guedes.
Fonte: pm dourados