Você está visualizando atualmente Agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos rurais do país
Agricultura familiar só foi inserida na agenda governamental brasileira a partir de meados dos anos 1990

Agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos rurais do país

Mais de 80% dos 3,9 milhões de estabelecimentos da categoria estão localizados em municípios com até 50 mil habitantes

A agricultura familiar é uma forma de produção e trabalho bastante presente no campo brasileiro. Conforme o último Censo Agropecuário do IBGE, o segmento representa 77% dos estabelecimentos rurais do país, gera ocupações para mais de 10 milhões de pessoas e responde por parcela expressiva da oferta de alimentos básicos consumidos pela população.

Em termos espaciais, mais de 80% dos 3,9 milhões de estabelecimentos da categoria estão localizados em municípios com até 50 mil habitantes, desempenhando função destacada na sociedade e nas economias locais.

Programas na agricultura familiar

Especialmente no período de 2003 a 2014 criou-se ou ampliou-se vários programas importantes de transferência de renda, segurança alimentar, compras públicas governamentais, habitação rural, acesso a água, assistência técnica e extensão rural, apoio a agroecologia e ao desenvolvimento territorial, entre outros.

Mesmo sem deixar de lado problemas de operação e falta de integração, é inegável que tais políticas foram fundamentais para fortalecer o segmento e ajudar o Brasil a sair do chamado Mapa da Fome.

Crise econômica

A partir de 2016, no entanto, o cenário se inverteu. Iniciou-se, portanto, um processo de desmonte daquela geração de iniciativas. Hoje, movimentos sociais e diferentes correntes de pesquisadores têm procurado discutir alternativas. Tanto para reverter o quadro apresentado como para revigorar a ação do Estado nesse campo.

Para ir além da reedição do passado e fazer frente aos desafios colocados no presente e no futuro. Ao menos sete aspectos necessitam consider-se para atualizar. E, ainda, remodelar as políticas públicas de apoio à agricultura familiar. Visa-se, portanto, a dotar o segmento de maior capacidade para ajudar o país a enfrentar as sequelas da crise econômica, social e ambiental que vivenciamos.

Ft: pragmatismonopolitico