Siga as nove estratégias deste artigo para fazer a limpeza e nunca mais pisar em nenhum espinho indesejado
Ás vezes, espinhos estão presentes em ervas daninhas, portanto é melhor eliminar plantas antes que elas se espalhem e piorem o problema. Siga as nove estratégias deste artigo para fazer a limpeza e nunca mais pisar em nenhum espinho indesejado!
O que você precisa saber
- Se houver poucas ervas daninhas com espinhos, extraia-as à mão (usando luvas). Se houver muitas, coloque uma manta felpuda em cima delas para capturar os espinhos.
- Passe um ancinho ou cortador de grama (com o saco coletor) no quintal para coletar os espinhos.
- Aplique um herbicida pré-emergente durante o outono para evitar a formação de ervas daninhas ou espinhos. No inverno, borrife um herbicida pós-emergente nas plantas indesejadas.
- Fertilize o quintal para oferecer à grama os nutrientes de que ela precisa para crescer mais forte. De quebra, você vai evitar a formação de novas ervas com espinhos.
1-Extraia ervas daninhas pequenas à mão
Remover ervas daninhas o quanto antes ajuda a evitar que elas se espalhem. Assim, coloque luvas de jardinagem nas mãos para se proteger dos espinhos e encontre as ervas daninhas, que podem ter manchinhas nos caules e pequenas folhas segmentadas. Aperte a base do caule entre os dedos e puxe as raízes do solo devagar. Em seguida, descarte as ervas em um saco de lixo para impedir que elas se espalhem.
- No geral, ervas daninhas têm raízes curtas e fáceis de remover à mão. Se você tiver dificuldade, é melhor usar uma enxada.
- Não coloque as ervas daninhas na sua pilha de compostagem, já que as sementes ainda são podem dar origem a novas plantas nocivas.
2-Passe um ancinho na grama para juntar as ervas daninhas soltas
Os espinhos mais soltos vão se soltar das ervas daninhas quando você passar o ancinho nelas. Assim, encontre as ervas daninhas no quintal e passe um ancinho por cima de todas as folhas. Os espinhos frouxos devem se soltar, o que facilita a coleta geral. Na sequência, coloque luvas de jardinagem e descarte tudo que você encontrar em um saco de lixo.
- Também dá para você colocar uma manta felpuda na grama e pôr dois blocos de concreto em duas pontas dela. Depois, passe as mãos (com luvas) ou algum objeto por cima das ervas para que elas grudem no tecido.
3-Borrife vinagre nas ervas daninhas antes que elas produzam sementes
O vinagre é uma boa alternativa natural a herbicidas químicos. Preencha um borrifador com vinagre branco de cozinha. Ajuste o bocal dele para lançar um jato mais potente e estável. Quando estiver fazendo sol, encontre as ervas daninhas no quintal e borrife o produto nas folhas. Dessa forma, repita essa aplicação uma vez ao dia até as plantas morrerem.
- O vinagre também pode matar a grama e outras plantas por perto. Por isso, borrife-o apenas nas ervas daninhas durante o tratamento.
- Você pode ainda preparar e aplicar uma mistura com 30 ml de vodka, 470 ml de água e duas gotas de detergente de louça.
4-Polvilhe bicarbonato de sódio nas ervas daninhas
O bicarbonato de sódio absorve a água das ervas daninhas, matando-as desidratadas. Pegue uma pitada de bicarbonato de sódio e polvilhe em cima das ervas daninhas e em torno das raízes. Regue o solo logo depois para que o produto afunde e as raízes o absorvam.
- O bicarbonato de sódio faz mais efeito antes que as ervas daninhas formem sementes e espinhos.
- Modere no uso de bicarbonato, pois ele pode matar outras plantas e a grama em volta.
5-Corte a grama
Cortar a grama ajuda a remover as ervas daninhas com espinhos. Coloque o saco coletor no seu cortador de grama para capturar todas as pontinhas. Passe o equipamento pelo quintal, com mais atenção nas áreas onde há ervas daninhas. Aliás, quando você terminar, descarte o saco em um aterro sanitário para evitar que as sementes se espalhem no quintal.
- Em termos de altura, corte no máximo ⅓ da grama. Isto é o ideal para que ela continue saudável. Caso contrário, a vegetação vai ficar mais fraca e exposta a novas infestações.
- Se as ervas daninhas também ficarem mais curtas, mas ainda presentes, não adianta muito insistir em passar o cortador de grama.
6-Queime partes das ervas daninhas com um maçarico portátil
Queimar partes das ervas daninhas mata as raízes, impedindo que elas voltem a crescer. Molhe a grama em torno das ervas daninhas para reduzir o risco de elas pegarem fogo. Logo depois, coloque óculos de proteção e luvas grossas antes de começar. Desse modo, use um maçarico de propano portátil, que é mais fácil de controlar. Ligue-o e mire a chama na direção das ervas, tentando queimá-las até as raízes para conter o crescimento.
- Deixe a mangueira do seu quintal por perto para apagar as chamas assim que você terminar.
- Outra opção é derramar água fervente em uma pequena área com ervas daninhas. Ela vai matar a praga, mas tome cuidado para não atingir a grama e outras plantas em volta.
7-Borrife um herbicida pré-emergente no quintal no fim do outono
Herbicidas pré-emergentes evitam que as ervas daninhas cresçam na estação seguinte. Use um herbicida pré-emergente de isoxaben, que é o mais eficaz no combate a ervas daninhas com espinhos. Portanto, aplique-o em todo o quintal no fim do outono. Regue a grama logo na sequência para ajudar o produto a afundar no solo e forçar a absorção dele pelas raízes das ervas.
- Não espere até o inverno ou a primavera para aplicar o herbicida, já que as ervas daninhas já vão ter germinado e formado espinhos.
- Você pode ter que repetir a aplicação do herbicida pré-emergente anualmente durante alguns anos para eliminar as ervas daninhas de vez.
8- Aplique um herbicida pós-emergente no inverno
Um herbicida pós-emergente mata as ervas daninhas antes que elas formem espinhos. Veja se o herbicida contém atrazina ou metsulfuron, que são os mais eficazes no combate a ervas daninhas. Aplique o produto quando as temperaturas do inverno estiverem voltando a subir, mas não tão altas. Aliás, a vantagem desse herbicida é que ele funciona com ervas daninhas de modo geral. Além disso, basta espalhá-lo pelo quintal e regar o solo logo em seguida.
- Embora aplicar o herbicida pós-emergente no fim da primavera possa matar as ervas daninhas, elas já vão ter formado espinhos que correm o risco de continuar espalhados por aí.
- Evite aplicar o herbicida pós-emergente quando estiver fazendo mais de 32 ºC, ou ele pode danificar outras partes da grama.
9-Fertilize a grama duas vezes ao ano
Ervas daninhas não crescem tão bem quando o solo está cheio de nutrientes. Assim, quanto mais a grama está saudável, menor é o risco de surgimento dessas plantas nocivas. Compre um kit para testagem do solo e veja quais nutrientes faltam. Aliás, você pode usar um fertilizante granular ou líquido. Espalhe-o durante a fase vegetativa para estimular o crescimento de grama saudável.
- Aplique fertilizantes pelo menos duas vezes por ano, sempre quando a grama estiver crescendo ativamente.
- Regue a grama imediatamente após aplicar o fertilizante. Assim, o solo vai absorver melhor o produto.
Fonte: pt.wikihow