Poucas estratégias são tão eficientes quanto usar um aplicativo de controle financeiro
Aos poucos, o uso de aplicativos para controle as finanças vem fazendo parte da rotina dos consumidores. Afinal, saber quanto de dinheiro está entrando e para onde ele está indo é um fator fundamental, principalmente para conseguir manter o equilíbrio financeiro.
Para fazer isso, poucas estratégias são tão eficientes quanto usar um aplicativo de controle financeiro. Com ele você consegue registrar todas as suas rendas, seus gastos, e pode planejar com mais tranquilidade como fará para, por exemplo, cortar certas saídas ou apenas administrar melhor o seu dinheiro.
Neste texto, compartilhamos 7 aplicativos excelentes que vão ajudá-lo nessa meta. Confira a seguir!
1. Mobills
Disponível para Android e iPhone, o Mobills está entre as opções de aplicativos financeiros mais completas e fáceis de usar. Ele possibilita que você administre diferentes contas ao mesmo tempo, registrando as despesas e as receitas por categorias.
O aplicativo ainda traz uma calculadora de juros, férias, investimentos, 13° salário, saque-aniversário e saque-rescisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outras opções.
Assim, as informações podem ser sincronizados e armazenados também em nuvem, o que traz segurança para que você nunca perca os seus dados. E, quando não estiver fazendo registros, o Mobills ainda disponibiliza alguns artigos sobre temas de educação financeira para que você possa se informar.
Uma parte negativa do aplicativo é que, se você não paga a versão premium, acaba tendo que acessar muitos anúncios para conseguir registrar seus dados.
2. Organizze
O Organizze facilita a sua vida ao disponibilizar categorias diferentes para suas receitas e despesas, além de possibilitar o controle do cartão de crédito. Você insere os dados manualmente a cada entrada, e também consegue importar transações bancárias que chegam via SMS ou por notificações dos apps de bancos.
Além disso, o aplicativo tem uma interface limpa e fácil de entender, o que pode ajudar muito no caso de pessoas que nunca lidaram com gerenciamento de contas. Está disponível para Apple e Android. Um possível ponto negativo do Organizze é que a maior parte das funcionalidades só está disponível na versão paga.
3. Money Lover
O Money Lover oferece um sistema de administração do orçamento por categorias, o que auxilia na compreensão dos gastos e administração do fluxo financeiro. O usuário também pode criar categorias novas, de acordo com suas necessidades. Isso é ótimo, pois faz com que você possa customizá-lo de acordo com a sua rotina.
Há ainda o “Modo Viagem”, no qual você consegue registrar suas despesas feitas em outras moedas, embora haja a opção de manter os registros com moeda local. Ele também emite notificações de lembrete sobre o pagamento de suas faturas.
A parte negativa do Money Lover é que, por ser um app estrangeiro, há ainda várias telas não traduzidas para o português. Está disponível para Apple e Android.
4. Fortuno
O Fortuno é mais um app de controle financeiro com interface simples, possibilitando o registro do fluxo nas suas contas. Oferece também um sistema de visualização de pendências e alertas de contas não pagas, além de planilhas de balanço geral e resumo diário.
Como pontos negativos, listamos o fato de que o Fortuno não oferta ainda uma sincronização automática entre contas bancárias e cartões de crédito. Além disso, ele só está disponível para sistema Android.
5. Wallet
O Wallet é um gestor de finanças bem tradicional e conhecido pelos usuários. Assim, ele possibilita que você registre suas receitas, despesas e transferências de forma manual, com a opção de geração de gráficos para visualizar melhor as informações.
Você também pode colocar no app suas metas e seus orçamentos, gerando relatórios no período em que desejar. Como ponto negativo, está também o fato de que boa parte das ferramentas só fica disponível na versão premium. Pode ser baixado em smartphones da Apple e Samsung.
6. Minhas Economias
O Minhas Economias tem boas avaliações dentro das lojas de apps, o que o coloca como uma opção segura. Com ele, dá para registrar as movimentações financeiras e também traçar um planejamento detalhado dos seus gastos.
Entre as funcionalidades ofertadas pelo aplicativo, estão a sincronização dentro da nuvem, a visualização de indicadores financeiros como taxas CDI, poupança, Ibovespa, etc e o comparativo entre fundos, trazendo subsídios para investimentos.
Além disso, há uma ferramenta chamada “gerenciador de sonhos” que o ajuda a economizar para conseguir realizar um objetivo a médio e longo prazo. Está disponível nas lojas Apple e Android.
7. Monefy
O Monefy possibilita que você adapte seus relatórios de acordo com suas necessidades. Ou seja, o acompanhamento das movimentações financeiras não precisa ser mensal, mas na periodicidade ideal para cada usuário.
No entanto, como não é um app brasileiro, há algumas limitações na tradução para o português. Mas, de modo geral, o Monefy é bem completo e intuitivo. Aliás, está disponível para celulares Apple e Samsung.
Por fim, vale lembrar que, para o controle financeiro ser eficiente, há uma regra fundamental no uso: a disciplina. Mantendo o acompanhamento preciso dos seus gastos, você certamente tirará o melhor proveito do aplicativo que escolher.
Fonte: tecmundo