O WhatsApp anunciou a atualização que vai permitir que grandes empresas realizem chamadas de voz com clientes, utilizando IA dentro do mensageiro
O WhatsApp está ampliando seu pacote de recursos empresariais com novas ferramentas baseadas em inteligência artificial. Foi anunciada (1), a atualização que permitirá que grandes empresas realizem chamadas de voz com clientes, abrindo caminho para o uso de agentes de voz com IA dentro do WhatsApp.
Extensão da IA para negócios
- A Meta também estuda usar IA para recomendar produtos aos consumidores no WhatsApp Business, plataforma que já conta com mais de 200 milhões de usuários mensais e vem se consolidando como uma importante fonte de receita para a empresa.
- Atualmente, a Meta lucra com anúncios que direcionam ao WhatsApp e com taxas cobradas de comerciantes que usam mensagens na plataforma.
- Pequenas empresas já podem usar o recurso de chamadas de voz; grandes companhias o usarão nas próximas semanas via API, permitindo-lhes realizar e receber ligações.
- Por outro lado, a novidade inclui ainda mensagens de voz automatizadas, viabilizando o atendimento ao cliente com voz sintética via IA. Por meio de startups como Vapi, ElevenLabs ou Phonic.
IA para recomendar produtos
Outra expansão importante é o chat de suporte com IA, que já está em testes desde o ano passado, e agora a empresa o disponibilizará para mais comerciantes no México.
Além disso, o WhatsApp planeja integrar ferramentas de IA que oferecem recomendações de produtos personalizadas. Todavia, com respostas inteligentes e atualizações automatizadas — uma estratégia inspirada em startups que usam IA para otimizar e escalar vendas digitais.
Por fim, a equipe está liberando as atualizações hoje para algumas empresas e vai ampliá-las gradualmente para uma base maior nas próximas semanas. Contudo, embora os recursos de IA ainda sejam gratuitos, a Meta indica que pode vir a monetizá-los no futuro, à medida que ganhem escala.
Fonte: olhar digital