“Estamos em outro ciclo enorme”, diz o cofundador e capitalista de risco do LinkedIn Reid Hoffman
O cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, disse que o metaverso já está aqui, junto com o conceito de Web3. Hoffman, que também é sócio da Greylock, empresa de capital de risco do Vale do Silício, disse que o metaverso já existe há algum tempo, sendo a Internet uma “versão inicial” dele.
“Já estamos nisso; já está evoluindo e já é uma parte essencial de nossas vidas”, disse.
Para ele, a “questão interessante” é quando o metaverso – que agora é uma abreviatura para o mundo virtual onde as pessoas interagem – se torna mais parecido com a ficção científica como o famoso romance e filme “Ready Player One”, onde os personagens têm experiências virtuais imersivas. Considere ir a um concerto do metaverso, por exemplo, disse ele.
“Haverá uma tonelada de investimento” no metaverso, disse Hoffman. “Acho que estamos em outro ciclo enorme”. O conceito do metaverso se tornou popular recentemente. Hoffman disse que Meta é um dos impulsionadores por trás do hype do metaverso, mas outros casos de uso além de comunicações, pelos quais o Facebook é conhecido, provavelmente surgirão primeiro.
Assim, a definição de metaverso ainda permanece vaga. Alguns, especialmente entusiastas de criptografia, argumentaram que é um lugar virtual descentralizado onde as pessoas estão no comando, não gigantes da tecnologia como na Internet atual, por exemplo.
Enquanto isso, gigantes como Meta estão pulando no espaço para receber sua parte.
Entretanto, outras pessoas permanecem céticas em geral. Contudo, semana passada, o chefe da Tesla, Elon Musk, twittou Web3 é mais uma “palavra da moda de marketing” do que uma realidade agora.
Reid Hoffman, do LinkedIn
Web3, Criptomoedas e o metaverso já estão definidos
O metaverso é uma das áreas de crescimento mais rápido do espaço das criptomoedas e deve crescer ainda mais no próximo ano.
O CEO e cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, acredita que o espaço do metaverso deverá experimentar um crescimento e investimento massivos no próximo ano.
Dessa forma, segundo Hoffman, o metaverso não é mais uma ideia ou um conceito. Em vez disso, ele acredita que o metaverso já está aqui e a internet é apenas uma versão inicial do próprio metaverso.
O CEO do LinkedIn acrescentou que espera que o espaço do metaverso seja conquistado por empresas que se concentram em alavancar seus casos de uso. A exemplo do gigante da mídia social Facebook que mudou a marca para Meta há dois meses. A tentativa foca em expandir seu portfólio e se tornar uma das principais empresas metaversas do mundo.
Hoffman disse que Meta já tem vantagem numérica no setor de mídia social, e a empresa precisará construir vários casos de uso se se tornar a força dominante no mundo do metaverso.
No espaço da criptomoeda, os projetos com foco no metaverso ganharam muita atenção dos investidores desde o início do ano.
Projetos como Decentraland, Axie Infinity e The Sandbox registraram um grande aumento no número de usuários e investidores.
Como resultado, os projetos focados no metaverso no espaço da criptomoeda agora têm uma capitalização de mercado combinada de mais de US $ 5 bilhões.
O metaverso ainda está em seus primeiros dias, e especialistas de mercado acreditam que mais investimentos viriam à medida que o varejo e a adoção institucional aumentassem.