As visualizações de anúncios em vídeos de parceiros do YouTube rendem pagamento em dinheiro para criadores de conteúdo; entenda como funciona a monetização e regras da plataforma.
Uma das principais dúvidas dos criadores de conteúdo é quanto o YouTube paga por visualização. A monetização na plataforma do Google, que se tornou uma fonte de renda para influenciadores digitais, desperta interesse. No entanto, o processo para ganhar dinheiro no YouTube pode ser mais difícil do que parece. Contudo, a seguir, o MS POST explica como funciona o Programa de Parcerias do YouTube, os valores pagos por visualização e as principais estratégias de monetização disponíveis para criadores na plataforma.
Quanto o YouTube paga por visualização?
O MS POST explica abaixo como funciona a monetização do YouTube. Contudo, no índice a seguir, confira os tópicos que serão abordados nesta lista.
- Como funciona o Programa de Parcerias do YouTube (YPP)?
- Quanto o YouTube paga por visualização?
- A diferença entre a visualização e visualização de anúncio
- Cinco formas de ganhar dinheiro no YouTube
- Como fazer a inscrição para o Programa de Parcerias do YouTube
- O que acontece com quem usa bot ou compra visualizações?
- Como resolver quando as visualizações caem ou travam?
1. Como funciona o Programa de Parcerias do YouTube (YPP)?
Criadores que querem ganhar dinheiro pelas visualizações do seu canal do YouTube, precisam se inscrever para fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube. No entanto, os principais requisitos para realizar a sua inscrição são ter pelo menos 1 mil inscritos e 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses. Portanto, outra maneira é ter 10 milhões de visualizações em Shorts, a ferramenta de vídeos curtos da plataforma, nos últimos 90 dias.
A saber, outras exigências da plataforma são que o seu canal cumpra as diretrizes de comunidade, respeite as políticas de direitos autorais e os termos de uso, além de ter uma conta no Google AdSense e verificação de dois fatores ativa.
2. Quanto o YouTube paga por visualização?
É importante que criadores de conteúdo interessados em monetizar a sua conta do YouTube tenham em mente que a plataforma não paga por visualização no vídeo, mas sim em visualização de anúncios. Portanto, a métrica, chamada CPM (Custo por Mil Impressões), é o valor que os anunciantes pagam a cada 1 mil visualizações de anúncios em um vídeo.
De acordo com informações de plataformas que prestam serviço para criadores, um youtuber pode esperar ganhar entre US$ 0,01 a US$ 0,03 por visualização de vídeo. Isso significa que a cada 1 mil visualizações de anúncio, o criador pode ganhar entre US$ 1 e US$ 3.
O valor, no entanto, é uma estimativa, uma vez que fatores como localização do público, engajamento, tipo de anúncio ou área de atuação da empresa anunciante influenciam no valor que você irá receber.
3. A diferença entre a visualização e visualização de anúncio
- Visualização de vídeo: é o número total de vezes que seu vídeo foi visualizado. Se alguém abrir seu vídeo, a visualização já é contabilizada, mesmo que a pessoa assista por apenas alguns poucos segundos e saia.
- Visualização de anúncio: é o número de visualização dos anúncios exibidos em seus vídeos. Ele é contabilizado quando alguém o assiste por mais de 30 segundos.
4. Cinco formas de ganhar dinheiro no YouTube
Monetização por anúncios
Uma das maneiras de ganhar dinheiro no YouTube é pela receita de anúncios, como explicamos acima. A cada 1 mil visualizações de anúncios em seu vídeo, o criador recebe 55% do valor de visualização, enquanto o YouTube retém 45%. Contudo, a plataforma, no entanto, conta com outras maneiras de monetização para que o produtor de conteúdo possa diversificar a sua receita. Veja abaixo.
Clube dos Canais
O Clube dos Canais permite que criadores de conteúdo ofereçam uma assinatura mensal com vantagens especiais para seus inscritos. Contudo, eles recebem, por exemplo, conteúdos exclusivos, emojis e selos. A saber, o pagamento é realizado mensalmente pelos fãs, o que permite que o criador crie tenha mais estabilidade financeira e construa uma comunidade engajada.
Venda de produtos personalizados no YouTube Shopping
A ferramenta YouTube Shopping é mais uma forma de ganhar dinheiro no YouTube além das visualizações de anúncio. No entanto, com ela, os criadores de conteúdo podem inserir produtos em seus vídeos, lives ou na página principal do seu canal. Ao conectar a sua plataforma de e-commerce com YouTube, é possível promover e vender produtos físicos ou digitais para sua própria marca ou para empresas parceiras.
Inscrições do YouTube Premium
Criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com inscritos que são assinantes do YouTube Premium, serviço da plataforma que dá acesso a vídeos sem anúncio, YouTube Music e download de vídeos para assistir sem Internet. No entanto, nesse caso, quanto mais tempo de visualização você tem de usuários do serviço, maior será a sua parcela da receita que a plataforma destina aos youtubers.
Receber Super Chat e Super Lives em transmissões ao vivo do YouTube
Em transmissões ao vivo do YouTube, criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com os recursos Super Chat e Super Lives, que permitem que o público interaja com a live ao realizar pagamentos. Portanto, no Super Chat, os fãs pagam para destacar suas mensagens no chat ao vivo, com maior visibilidade e duração conforme o valor pago. Já nas Super Lives, os espectadores podem comprar Super Stickers, adesivos animados que aparecem no chat. A saber, o YouTube, no entanto, retém 30% da receita gerada.