Portal Nacional da Educação divulgou lista com possíveis temas
O Portal Nacional de Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação divulgou a lista de possíveis temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, para a prova, agendada para o dia 3 de novembro de 2024.
A divulgação foi feita pelo Portal Nacional da Educação, que já acertou o assunto da prova por oito vezes seguidas, sendo a última delas no ano passado, quando foram abordados os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Confira os temas prováveis para a redação em 2024
- Inteligência Artificial;
- Insegurança alimentar na infância;
- Uso indiscriminado de celulares em sala de aula;
- Mudanças climáticas;
- Desenvolvimento social;
- Trasntornos educacionais (TDAH e autismo);
- Desastres ambientais;
- Doação de sangue e órgãos no Brasil;
- Energia limpa;
- Segurança nas Escolas;
- Exploração de crianças;
- Combate às doenças contagiosas;
- Doenças sexuais;
- Sustentabilidade;
- Reforma agrária e agrotóxico;
- Nomofobia;
- Turismo sustentável;
- Aleitamento infantil;
- PL do estupro;
- Alfabetização de Jovens e Adultos
Redação Enem 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Fonte: Inep