As classificações dos países de 2023 são baseadas em avaliações de vida dos últimos três anos (2020, 2021 e 2022)
Para comemorar o Dia Internacional da Felicidade, 20 de março, a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU divulga anualmente o relatório World Happiness Report, que traz os países mais felizes do mundo.
Assim, para classificar a felicidade global, os pesquisadores se baseiam em alguns dados, avaliando vários fatores como liberdade, saúde, expectativa de vida, apoio social, renda, ausência de corrupção e generosidade.
Aliás, cada entrevistado deve avaliar a sua própria vida nessas questões, dando notas que vão de 0 a 10 – quanto maior, melhor. Portanto, não é apenas a percepção de felicidade que é avaliada, mas sim uma série de fatores que ajudam a formar o ranking final.
Além disso, as classificações dos países de 2023 são baseadas em avaliações de vida dos últimos três anos (2020, 2021 e 2022), portanto, todas as observações são extraídas de anos em que a Covid-19 esteve bastante em alta, além do início da Guerra entre Ucrânia e Rússia.
Os países mais felizes do mundo
Uma coisa é nítida nesse ranking, até comparando com os anos anteriores: os países mais bem colocados são aqueles bem desenvolvidos – e considerados de primeiro mundo.
Contudo, dos 10 primeiros do ranking, oito são países europeus. E o primeiro colocado repete a mesma colocação pelo sexto ano consecutivo.
Antes de vermos o top 10, já aviso que o Brasil está bem longe das primeiras colocações. Aliás, caiu 11 posições no ranking, ficando em 49º na lista de 137 países.
10. Nova Zelândia
Um dos dois países fora da Europa a figurar no top 10, a Nova Zelândia é conhecida por suas belas paisagens e esportes de aventura, além de ter uma ótima infraestrutura turística, recebendo viajantes de todo o mundo. Aliás, na classificação geral, teve uma média de 7,123 pontos.
9. Luxemburgo
Luxemburgo é um país que fica entre a Bélgica, Alemanha e França. Mesmo pequeno em território, aparece aqui na 9ª posição com 7,228 pontos. Assim, Luxemburgo é famoso pelo baixo índice de violência e por ter uma das melhores qualidade de vida da Europa.
8. Suíça
A Suíça é outro país europeu que costuma figurar no top 10 desse tipo de ranking. Aqui na 8ª colocação, teve 7,240 pontos na classificação geral. Portanto, para quem sonha visitar a Suíça, saiba que não faltam opções de passeios neste país bastante turístico e que encanta os visitantes com sua natureza, construções e muita cultura.
7. Noruega
Mais um país escandinavo da lista, a Noruega tem uma natureza exuberante, muita história e também muita modernidade – Oslo, a capital, é conhecida tanto por ser uma cidade moderna como por ser uma da principais ‘capitais verdes’ da Europa. Assim, ficou com 7,315 pontos.
6. Suécia
A Suécia aparece na sexta colocação, com 7,395 pontos. Além disso, a capital Estocolmo é uma das mais visitadas pelos turistas, mas muita gente quer também visitar o país para tentar ver a aurora boreal.
5. Holanda
Belas paisagens, gastronomia de primeira e cidades espetaculares para fazer turismo. Se alguém tinha alguma dúvida sobre visitar a Holanda, saiba também que ela é o 5º país mais feliz do mundo deste ranking, com 7,403 pontos. Sendo assim, coloque Amsterdã em seu roteiro de férias no calendário 2023 e seja feliz!
4. Israel
Logo após ter ficado na 9ª colocação do ano passado, Israel deu um salto e subiu para a 4ª posição, com 7,473 pontos. Aliás, a mistura de cultura, história e fé que o envolve torna o país um dos mais atraentes destinos do mundo para viajantes que buscam fugir de roteiros comuns.
3. Islândia
Um país seguro e com alta expectativa de vida. Essa é a Islândia, que ficou com 7,530 pontos no ranking dos países mais felizes do mundo, repetindo o mesmo top 3 da lista do ano passado. Além dos inúmeros adjetivos que podemos enumerar sobre o país, ele também conhecido por ser um dos principais lugares para observar a aurora boreal, assim como a Suécia.
2. Dinamarca
Quando visitei a Dinamarca, há mais de 10 anos, já me surpreendi com o nível de segurança encontrado no país e a boa qualidade de vida dos moradores – todos falavam com orgulho de onde moravam. Portanto, não é nenhuma surpresa ela aparecer aqui na segunda colocação, com 7,586 pontos.
Desse modo, a capital Copenhague tem características especiais, com destaques para a segurança, a arquitetura das construções, a forte economia e pela tranquilidade que é circular a pé ou de bicicleta pela cidade.
1. Finlândia
Chegamos ao país mais feliz do mundo segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2023. Além disso, esse é sexto ano consecutivo que a Finlândia fica no topo.
Portanto, vários fatores ajudaram a colocar a Finlândia na primeira colocação do ranking, com 7,804 pontos – uma vantagem considerável para os outros colocados. Assim, o planejamento urbano, a assistência médica, os benefícios generosos para quem está desempregado… tudo ajuda os finlandeses a sentirem mais seguros e saudáveis – e, por consequência, mais felizes!
Fonte: melhoresdestinos