Hoje, trazemos algumas dicas práticas para te auxiliar a montar uma apresentação de sucesso
Sabe aquele momento da vida acadêmica que você precisa preparar os posts ou PPTs para uma apresentação e não sabe nem por onde começar? Todo mundo já passou por isso, nós sabemos (inclusive nós mesmas já estivemos nessa situação). Hoje, trazemos algumas dicas práticas para te auxiliar a montar uma apresentação de sucesso!
Dica 1: Roteiro!
Antes de sair montando posts sem um planejamento, prepare um roteiro dos conteúdos que você deseja/precisa abordar. Depois de listados os conteúdos, pense na organização lógica deles. Além disso, o ideal é que estejam organizados partindo do mais geral, amplo, simples, para o que for mais específico e complexo ao longo da sua apresentação. Uma palestra ou uma aula sempre deve conduzir o espectador por uma linha de raciocínio que o leve do ponto A ao ponto B. Assim, trace a sua estratégia ao preparar o roteiro.
Dica 2: O mínimo possível de texto no post!
Para cada conteúdo a ser abordado, você terá um roteiro a falar. Deixe no post apenas o mínimo necessário de texto para que o espectador entenda e fixe o conhecimento. O restante deverá estar em imagens e na sua fala. Assim, elementos visuais são muito úteis para passar o conteúdo, desde que bem selecionados e dispostos no projetor ou notebook de forma estratégica.
Dica 3: Tenha um design e uma paleta de cores!
Nada mais desagradável do que assistir uma apresentação para a qual o palestrante não se preocupou em preparar algo visualmente agradável: cada post com uma combinação de cores diferentes, fontes misturadas, elementos visuais desorganizados, sem qualquer padrão. O seu conteúdo pode ser ótimo, a sua didática pode ser excelente, mas ainda assim a palestra/aula deixará a desejar. O ideal é que você crie o seu design (e ele pode ser bem simples, não tem problema). Mas, caso você prefira, pode usar os modelos prontos que oferecem os softwares de apresentações de posts. Aliás, o importante é criar meios de ter posts visualmente agradáveis que transmitam a ideia de organização e facilitem o entendimento do conteúdo.
Dica 4: Número de posts ou PPTs compatíveis com o tempo!
Se você tem 30 minutos para falar, nem pense em trazer 100 ppts ou posts para a sua apresentação! A quantidade de posts ou telas de PowerPoint deverão ser coerentes com o tempo que você dispõe para falar confortavelmente. Muitas vezes é melhor resumir o conteúdo, ou mesmo cortar parte dele, do que falar correndo para terminar a tempo. Essa conduta, além de dificultar o entendimento do conteúdo, passa a impressão de desorganização prévia. Então, ao terminar de preparar a sua apresentação, ensaie e avalie como ficou a relação quantidade de ppts ou posts para o tempo de fala. Se necessário, ajuste.
E.T. PPTs, leia-se PowerPoint
Fonte: enews