Campanha de vacinação contra Influenza avança em Dourados
Mesmo durante o feriadão prolongado, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza seguiu firme em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manteve abertas as unidades do PAM (Pronto Atendimento Médico) e a Unidade Básica de Saúde (Seleta) para garantir o acesso da população à imunização. No total, 567 doses foram aplicadas durante o recesso, sendo 226 no PAM e 341 na Seleta.
Assim, desde o início da campanha, nos primeiros 22 dias, já foram vacinadas 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. A vacinação está sendo realizada primordialmente em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e continua aberta ao público dos grupos definidos.
De acordo com a gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, a vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacina pode ter aplicação juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e é de grande importância na prevenção da gripe, visto que reduz o risco de complicações, bem como internações e óbitos. Além disso, protege a população durante o período de maior circulação do vírus”, explicou.
Entre os grupos prioritários estão
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes, assim como puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Profissionais do transporte coletivo
- Portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade
- Assim como funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas
- E por fim, idosos com 60 anos ou mais
Aumento de mortes
Apesar dos esforços de vacinação, a gripe continua fazendo vítimas no Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, houve registro de três novas mortes por Influenza durante o feriado. As vítimas eram homens com comorbidades, dois deles residentes em Campo Grande e um em Chapadão do Sul. Nesse sentido, todos foram infectados pelo vírus H1N1.
Assim, o número de mortes por Influenza em 2025 no Estado sobe para 13. Atualmente, há 182 pessoas internadas por complicações da doença, sendo 173 casos confirmados de Influenza A e nove de Influenza B; três delas em Dourados.
Fonte: PM Dourados