Brasil lidera o ranking de países com mais tempo de uso de celular
De acordo com relatório divulgado pela empresa de análise de mercado digital App Annie, o brasileiro passou cerca de 5h30 do dia fazendo uso de celular em 2021. Além do Brasil, o estudo também analisou o comportamento da população de outros 18 países, como Indonésia, Coreia do Sul, México, Índia, Japão, Turquia, Singapura, Canadá e EUA.
O Brasil dividiu o primeiro lugar no ranking de maior tempo de uso de celulares com a Indonésia. Entretanto, a média do brasileiro não está muito distante da média global: 4h48.
O estudo ainda mostrou que a maior parte do tempo diante da tela é gasto com as redes sociais, fotos e vídeos. O brasileiro passou sete de cada 10 minutos usando aplicativos, principalmente o TikTok, uma rede social focada em vídeo.
Dados globais da pesquisa de uso de celular
A análise dos principais mercados mostrou que o tempo de utilização do aparelho eletrônico (4h48) aumentou 30% em 2021, então na comparação com os dados de 2019.
Só no ano passado, foram feitos 230 bilhões de downloads de aplicativos, gerando gastos de US$ 170 bilhões (R$ 940 bilhões). O TikTok foi a plataforma mais baixada, onde os usuários passaram 90% de tempo a mais em 2021, na comparação com 2020.
Na categoria streaming de vídeos, o YouTube permaneceu como o app mais popular, com mais de um milhão de novos downloads em 60 países diferentes. Os consumidores de jogos gastaram US$ 116 bilhões (mais de R$ 600 bilhões) no ano passado.
Os aplicativos de finanças ao mesmo tempo se destacaram no relatório sobre uso do celular. “Ainda que não sejam os maiores mercados globais, México, Indonésia, Argentina e Brasil foram os que tiveram o maior crescimento de uso dos apps de finanças nos últimos quatro anos.”
Em razão do isolamento social causado pela pandemia da covid-19, as plataformas de e-commerces também cresceram em 2021. A população global gastou mais de 100 bilhões de horas fazendo compras on-line.
Por fim, o distanciamento social também ajudou o mercado de aplicativos de entrega de comida. O número de horas de uso nesses apps foi 50% maior em 2021 em relação ao ano anterior.